Programa Socioeducacional “Ser Mais, Ser Juntos”

0
23
Projeto educacional fornece aulas para catadores e catadoras

Educação, inclusão e transformação na vida de catadores e catadoras de cooperativas de reciclagem de São Paulo

O Programa Socioeducacional Ser Mais, Ser Juntos, idealizado e coordenado pela FEPACOORE – Federação Paulista de Cooperativas de Reciclagem, consolida-se como uma das mais relevantes iniciativas educacionais para catadores e catadoras do País. O projeto é realizado em parceria com SESI/SENAI, EcoCultural, Conatrec, Redes de Cooperativas Parceiras e Sistema Ocesp, e conta com o patrocínio de Tetra Pak, Coca-Cola FEMSA, Papirus, Fuplastic e Mãos Pro Futuro.

Criado para atender ao desejo dos(as) cooperados(as) de concluírem formalmente sua escolarização — meta manifestada por 70% dos catadores(as) em pesquisa da Fepacoore em 2023 —, o programa oferece 80 vagas gratuitas na EJA (Ensino Fundamental II e Ensino Médio), com metodologia reconhecida pelo MEC e certificação SESI/SENAI. A iniciativa contempla acompanhamento pedagógico, apoio assistencial, acesso digital, transporte, alimentação, tutoria individual e atividades motivacionais, garantindo que os estudantes tenham todas as condições necessárias para concluir seus estudos.

Segundo Jair do Amaral, diretor-presidente da Fepacoore e coordenador do programa: “O Ser Mais, Ser Juntos devolve aos cooperados e cooperadas o direito de sonhar. A conclusão formal dos estudos representa não apenas mais oportunidades no mercado de trabalho e na própria cooperativa do qual são sócios, mas também autoestima, cidadania, autonomia e qualidade de vida para famílias que atuam na base da cadeia de reciclagem. Trata-se de uma transformação real, profunda e duradoura.”

Impacto social e fortalecimento das cooperativas

O programa atende cooperados(as) catadores(as) que enfrentam desafios socioeconômicos significativos e, muitas vezes, interromperam seus estudos devido à necessidade de trabalhar desde cedo. A iniciativa promove:

  • Inclusão educacional e digital
  • Acompanhamento psicológico e motivacional
  • Fortalecimento do quadro social das cooperativas
  • Ampliação de oportunidades de renda e empregabilidade
  • Promoção dos princípios do cooperativismo — especialmente o 5º princípio: Educação, Formação e Informação.

Além disso, contribui diretamente para diversos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU e fortalece pautas de ESG das instituições apoiadoras.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.