Programa Abraço leva apadrinhamento afetivo ao MorumbiShopping

0
30
Equipe OAB Santo Amaro na inauguração do espaço Programa Abraço no MorumbiShopping - Crédito: Agência A3 Comunicação

Parceria entre OAB Santo Amaro, Vara da Infância e UNISA busca voluntários para criar vínculos afetivos com crianças e adolescentes em acolhimento institucional

No início da tarde da última quarta-feira (24), a 102ª Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Santo Amaro (OAB Santo Amaro), em parceria com o MorumbiShopping, inaugurou o espaço Programa Abraço – Ampliando Horizontes, Construindo Laços, uma iniciativa que promove o apadrinhamento afetivo de crianças e adolescentes que estão em situação de acolhimento e com poucas chances de adoção. 

A ação é uma cooperação entre a Vara da Infância e Juventude do Foro de Santo Amaro, a Comissão da Criança, Adolescente e Adoção da OAB Santo Amaro e a UNISA (Universidade de Santo Amaro). O objetivo é simples: proporcionar aos menores, que estão em abrigos, a oportunidade de ter um laço afetivo com uma família e convivência fora do ambiente institucional. Os voluntários que se candidatam ao projeto não adotam o menor em questão, mas passam a conviver com ele, podendo proporcionar acolhimento emocional, acompanhamento nos estudos, atividades culturais e de lazer, e a chance de ser uma referência para aquele jovem. 

Para o Promotor de Justiça da Infância e Juventude Maximiliano Rosso, o apadrinhamento é vantajoso tanto para as crianças como para os padrinhos. “Muitos menores acolhidos têm histórias marcadas pela violência, por conflitos. Então essa é a oportunidade de ele formar vínculo com alguém fora desse círculo, de ter alguém que esteja dedicando tempo a ele e ter algo que talvez nunca tenha tido. Ele está como se estivesse trancado numa jaula. Então abrimos as portas dessa jaula. Para os padrinhos é interessante porque permite esse convívio, a chance de sair da minha realidade e ver outras, é algo transformador”, comenta.  

Já Carlos Berlini, presidente da Comissão da Criança, Adolescente e Adoção da OAB Santo Amaro, a instalação do Programa Abraço no shopping é a chance de inúmeras crianças e adolescentes poderem se beneficiar da ação. “O apadrinhamento não é financeiro mas afetivo e aqui na Zona Sul nós temos cerca de 400 crianças em situação de acolhimento que podem se beneficiar de amor, carinho, atenção e convivência familiar. Então estamos aqui no shopping em busca desses padrinhos”, fala. 

A instalação no MorumbiShopping foi justamente para conseguir maior visibilidade ao projeto e maior número de voluntários. A colaboração entre o centro de compras e a ala da justiça acontece pelo segundo ano consecutivo e, em 2024, 69 clientes do shopping abraçaram a causa. “O projeto nasceu dessa união de esforços para levar, principalmente, a cidadania, que é uma das funções, não só do judiciário, mas também da OAB, e a gente fica muito feliz quando a iniciativa privada acredita no projeto e vê que eles também estão inseridos numa comunidade e que podem proporcionar esse exercício de cidadania e levar essa mensagem para os clientes. Acho que todos nós aqui saímos dos nossos muros, para atender esse chamado da nossa comunidade”, comenta Alexandre Fanti, presidente da OAB Santo Amaro.  

Tatiana de Lima, que faz parte do grupo de coordenação do apadrinhamento afetivo e preside o Instituto A Crescer que também dá apoio ao programa, destaca que a visibilidade que o projeto ganha com ações como essa é muito importante. “Estamos em busca de pessoas que doam aquilo que o dinheiro não compra. E isso é muito difícil. Você achar pessoas para doar certa quantidade de dinheiro é fácil. Mas você encontrar pessoas para doarem tempo e atenção é muito difícil. Na ação do ano passado aqui no shopping, a procura pelo projeto praticamente dobrou, então estamos em busca dessas pessoas”, explica Tatiana.  Para quem quiser se candidatar a padrinho ou madrinha e tirar dúvidas, o espaço Programa Abraço fica instalado no piso térreo do MorumbiShopping próximo à saída C, até o dia 12 de outubro. O horário de funcionamento é o mesmo do shopping, sendo de segunda a sexta e finais de semana, das 10h às 22h. O atendimento será realizado por funcionários do shopping e das 12h às 14h30, advogados da OAB Santo Amaro estarão presentes para tirar dúvidas. Os candidatos a padrinhos não podem estar na fila da adoção e passarão por uma entrevista individual para avaliar a disponibilidade e o perfil de cada um, além de preparação com encontros aos sábados durante seis semanas.  

Por Giovanna Bicalho


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.