Cenário movimenta o setor e especialista dá dicas para quem planeja comprar um carro de segunda mão
O ano de 2025 começou com números animadores para o mercado de carros usados no Brasil. De acordo com a Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), as vendas de fevereiro foram 4,6% maiores do que as de janeiro. Mas, se compararmos as vendas de fevereiro de 2025 com as do mesmo período em 2024, o crescimento foi de 12,1%, mostrando o quanto o setor vem se recuperando e está bastante aquecido neste primeiro semestre.
“A compra de um carro sempre foi um dos maiores investimentos para os brasileiros”, é o que afirma Leonardo Furtado, superintendente do Auto Shopping Internacional de Guarulhos. Ele complementa que, apesar de alguns desafios enfrentados nos últimos anos – como as altas taxas de juros, por exemplo – o mercado encontra-se em uma trajetória ascendente e animadora, com mais consumidores interessados em adquirir um carro de segunda mão.
E os números falam por si: somente no primeiro trimestre de 2025, foram vendidos 1.500 carros nas lojas do Auto Shopping Internacional de Guarulhos, totalizando o valor de R$68 milhões em financiamentos. Segundo o empresário, o cenário positivo exige alguns cuidados por parte de quem planeja comprar um carro usado. “O mais importante de tudo é a comparação de ofertas: antes de fechar negócio, é imprescindível que o interessado pesquise diferentes propostas”, afirma.
Outra dica é sempre negociar as taxas. De acordo com o empresário, muitos compradores não sabem que esse tipo de negociação é possível e acabam pagando mais caro por isso. Investir mais no valor da entrada é também uma alternativa para quem pretende fazer um bom negócio, pois, dessa forma, o montante financiado é reduzido e o impacto dos juros é minimizado ao longo dos anos. “Quem consegue oferecer uma entrada maior paga menos juros e tem um financiamento mais saudável”, orienta.
“A experiência de compra de um carro pode e deve ser tranquila. Com planejamento, pesquisa e acesso às melhores condições de financiamento, é possível encontrar o carro ideal sem comprometer o orçamento”, conclui Leonardo.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br