Prevenção é a principal arma contra o câncer de próstata

0
29
Crédito: Freepik

Doenças é muitas vezes silenciosa

Embora ainda cercado de tabus, o câncer de próstata exige atenção e a estatística reforça a urgência. Em 2022, foram registrados aproximadamente 1,47 milhão de novos casos da doença em todo o mundo, tornando-se o segundo câncer mais comum entre homens. A experiência confirma que quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores as chances de cura  e esse é o alerta que Sólon Quintão, urologista do MPHU, vem reforçar em clima de campanha Novembro Azul.

O câncer de próstata surge quando há crescimento desordenado das células na glândula prostática. Embora a idade e o histórico familiar sejam fatores de risco conhecidos, a doença é muitas vezes silenciosa, o que torna o rastreamento essencial. “Todo homem precisa fazer o exame de toque? Sim, em muitos casos. É rápido, simples e pode salvar vidas,” destaca Sólon. Ele reconhece que o preconceito ainda impede a busca por cuidado: “Falar sobre isso ainda incomoda, mas é exatamente esse desconforto que não podemos permitir que nos pare.”

Entre os principais sinais que merecem atenção estão dificuldade para urinar, jato fraco, presença de sangue na urina ou sêmen, necessidade frequente de urinar, especialmente à noite, ou dor persistente na região lombar. Mesmo que esses sintomas não indiquem necessariamente câncer, são suficientes para motivar uma avaliação médica.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.