Evento aconteceu na última semana no Distrito Anhembi e tem como tema ‘Conectar Saberes para a Prática’
Para explorar o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento e as práticas pedagógicas efetivadas nas escolas municipais, a Prefeitura de São Paulo realizou o VII Congresso Municipal de Educação, que traz como tema “Conectar Saberes para a Prática”. O prefeito Ricardo Nunes participou da abertura do congresso na quarta-feira (27) no Distrito Anhembi e destacou os avanços da capital na área da Educação e os planos para o setor, como a ampliação do número de escolas em período integral.
“Esse congresso é um momento para a gente fazer uma avaliação e a preparação da melhora dos nossos professores, da nossa equipe da Secretaria Municipal de Educação, uma rede que tem mais de 1 milhão de alunos”, disse Ricardo Nunes.
O prefeito citou destaques importantes na educação pública municipal, como a fila de creche zerada pelo quarto ano consecutivo e o aumento do número de salas digitais. “Passamos de 12 mil salas digitais, que ajudam muito no trabalho dos professores no dia a dia. Além disso, melhoramos a questão da alimentação, do transporte escolar gratuito, que atende 150 mil alunos. Também reformamos vários equipamentos, temos 58 CEUs, vamos entregar mais 12 e fazer mais. Enfim, um conjunto de ações superimportantes”, destacou.
O prefeito falou ainda sobre a valorização dos profissionais. “Vamos continuar valorizando nossos profissionais. Nós chamamos mais de 15 mil profissionais do concurso público. Desses, 10,5 mil são professores. Fizemos a correção do piso salarial de 44% dos professores e a correção dos nossos professores da rede conveniada”, enumerou o prefeito.
O encontro, que acontece pela segunda vez após uma pausa de 17 anos, tem como objetivo promover a reflexão qualificada em torno dos conceitos orientadores do Currículo da Cidade: equidade, educação inclusiva e integral, sendo uma ampla ação formativa para os educadores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.
O secretário de Educação, Fernando Padula, ressaltou a potência da rede municipal, destacando os profissionais e os materiais que os alunos têm à disposição. “Nosso objetivo é garantir o direito de aprendizagem de bebês, crianças, jovens e adultos. Uma criança que não se alfabetiza não vai conseguir progredir na vida. Só com a Educação que vai conseguir romper o ciclo da pobreza”.
Foram três dias de trocas de experiências e vivências entre os profissionais dos diferentes territórios da cidade, com um público estimado de aproximadamente 9 mil profissionais, entre docentes, gestores escolares e profissionais da equipe de apoio.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br