Prefeitura realiza ações educativas no trânsito para o Maio Amarelo

0
2
Órgãos públicos realizam ações para conscientizas sobre segurança no trânsito. Rovena Rosa/Agência Brasil

No mês de conscientização pela segurança viária e redução de sinistros, prefeitura promove ações com pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas

A Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e Executiva de Mobilidade e Trânsito (SEMTRA), realiza, ao longo do mês de maio, uma série de ações com foco na segurança viária e na redução de sinistros. O objetivo é conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância de adotar hábitos e comportamentos mais responsáveis no trânsito.

A iniciativa integra o movimento global Maio Amarelo, do qual a Prefeitura participa desde 2017. Neste ano, o tema é: “Desacelere, seu bem maior é a vida”. A programação especial é promovida pela São Paulo Transporte (SPTrans), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e Departamento de Transportes Públicos (DTP).

Durante todo o mês, monumentos e locais icônicos da cidade como o Edifício Matarazzo, onde está localizada a Prefeitura de São Paulo, o Pateo do Collegio, o Viaduto do Chá e a Biblioteca Mário de Andrade receberão iluminação especial na cor amarela.

A SPTrans, gestora do sistema de transporte público municipal, realizará atividades com passageiros e operadores de ônibus, com o objetivo de estimular comportamentos para uma mobilidade mais segura. A programação inclui atividades educativas para crianças, edição especial do Jornal do Ônibus, ações com taxistas e transportadores escolares, ônibus adesivados e uma palestra em parceria com o Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CPTran).

A CET, por sua vez, promoverá ações de conscientização sobre os direitos de idosos e pessoas com deficiência, além de apresentações teatrais, performances de mímicos, palestras, simulações e outras atividades voltadas a diferentes públicos, todas com foco na preservação da vida e no respeito mútuo no trânsito.

Os eventos desenvolvidos para o Maio Amarelo serão divulgados nas redes sociais e sites da SPTrans e da CET com postagens e conteúdos personalizados.

Confira alguns destaques da programação:

Ações Educativas (SPTrans e DTP)

Ações voltadas para taxistas e transportadores escolares. No caso dos taxistas, a atividade consiste em reforçar a prática da direção defensiva e orientar os passageiros de táxi sobre a importância do uso de cinto de segurança. Já para os transportadores escolares, o foco é destacar a importância do uso de cinto de segurança para crianças.

Ponto de Apoio ao Ciclista (CET)

Uma tenda será montada na Praça do Ciclista para auxiliar os ciclistas em pequenas manutenções nas bikes e ensiná-los medidas simples de segurança como calibrar os pneus e regular os freios.

Praça do Ciclista nos dias 10,11, 16,17, 18, 23,24 e 25 das 9h às 17h.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.