Prefeitura reabre parques de segunda a sexta-feira, a partir de 13 de julho

0
621

Com entrada controlada em 40% da capacidade, 70 parques reabrem das 10h às 16h. Apenas o Ibirapuera e o Parque do Carmo abrem às 6h e todos os frequentadores serão obrigados a usar máscara. Alguns parques terão marcações no gramado para que as pessoas respeitem o distanciamento social


Os parques municipais da cidade de São Paulo vão reabrir a partir da próxima segunda-feira (13). Porém, nem todos: dos 108 parques, apenas 70 vão reabrir e com medidas de restrição para evitar aglomerações e a propagação do novo coronavírus.

O horário de funcionamento será das 10h às 16h para a maioria dos parques. Dois, em especial, terão um horário maior: o Parque Ibirapuera, na Zona Sul, e o Parque do Carmo, na Zona Leste, abrem das 6h às 16h. Além disso, nenhum parque vai funcionar aos finais de semana, apenas de segunda a sexta-feira.

Atividades físicas individuais (caminhada, corrida, trilha, ciclismo) estão liberadas mas, atividades em grupo, como eventos e esportes coletivos (que utilizam quadras e campos), estão proibidos. Os parquinhos e equipamentos de ginástica também estão restritos e os sanitários continuam abertos.

À exemplo dos outros setores econômicos que reabriram, também haverá controle de pessoas, já que apenas 40% do público pode ser recebido. “Nós teremos controle na entrada dos parques, será obrigatória a utilização de máscara e os bebedouros estarão fechados por orientação da Vigilância Sanitária. Os permissionários que funcionam dentro dos parques também poderão voltar a funcionar respeitando os protocolos de atendimento”, explicou o prefeito Bruno Covas.

Segundo a Prefeitura, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente vai promover a “contagem de frequentadores, observando dias e horários de maior e menor fluxo, ocorrências ou notificações de casos suspeitos ou confirmados de trabalhadores (servidores ou terceirizados) e análise do cumprimento desse protocolo para avaliar a ampliação do funcionamento dos parques”.

Além do uso obrigatório de máscaras, a Prefeitura vai fornecer álcool gel para higienização das mãos e sabão líquido nos parques com sanitários abertos, como no Ibirapuera. Alguns parques em que há grande área de gramado, como o Parque Ibirapuera (em Moema) e o Parque do Povo (no Itaim Bibi), haverá marcação para que as pessoas respeitem o distanciamento social.

Confira os parques da Zona Sul que serão abertos: Ibirapuera, Eucaliptos, Parelheiros, Povo – Mario Pimenta Camargo, M’Boi Mirim, Barragem de Guarapiranga, Ribeirão Cocaia.

Os Parques Naturais Municipais da Zona Sul terão seu funcionamento retomado conforme o projeto-piloto de visitação, iniciado antes da pandemia, das 10h às 16h: Jaceguava (segunda-feira), Itaim (terça-feira), Varginha (quarta-feira) e Bororé (quinta-feira).

Na Zona Sul, continuam fechados os parques: Guarapiranga, Nabuco, Severo Gomes, Cordeiro Martin Luther King, Shangrilá, Herculano, Chuvisco e Nascentes do Ribeirão Colônia.


FALE COM A REDAÇÃO: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.