Prefeitura oferece atenção especial aos ‘super idosos’ em meio ao envelhecimento recorde da população

0
8
Prefeitura tem reforçado as políticas públicas de saúde voltadas ao envelhecimento. Crédito: Divulgação/Prefeitura de SP

São Paulo vive um novo marco demográfico: nunca houve tantas pessoas com mais de 80 anos vivendo na capital

Com o aumento expressivo da população da capital, a Prefeitura de São Paulo tem reforçado as políticas públicas de saúde voltadas ao envelhecimento ativo e saudável. São 310.330 pessoas com 80 anos ou mais vivendo na cidade, um aumento de 51% em relação a 2010, quando esse número era de 205.477, de acordo com o Censo Demográfico de 2022. O número de centenários também surpreende: cresceu 82%, passando de 966 para 1.761 pessoas com 100 anos ou mais.

Diante desse cenário, o acompanhamento especializado realizado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) é fundamental para garantir dignidade e qualidade de vida aos chamados “super idosos” – pessoas com mais de 90 anos e, em alguns casos, bem além disso.

Cuidado em todas as fases da vida

Na Zona Sul, duas mulheres superam os 110 anos com saúde e disposição: Julita Alves dos Santos, de 110 anos, e Sebastiana Xavier de Andrade (foto), que completou 111 anos no dia 19 de abril. Ambas são pacientes da UBS Jardim Herculano desde a sua inauguração, em 1985. Com histórico de hipertensão controlada e avaliações positivas pela Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa (Ampi), elas seguem com atendimento domiciliar quinzenal.

A UBS, que atende mais de 60 pacientes com mais de 90 anos, sendo quatro deles centenários, oferece mais do que consultas e vacinação. Os idosos também têm acesso a fisioterapia, acompanhamento psicológico e ações voltadas à saúde mental e ao bem-estar.

Quase 850 mil atendimentos somente em 2024

Os números reforçam a dimensão desse trabalho: somente em 2024, a rede municipal de saúde realizou 492.890 atendimentos para pessoas entre 80 e 84 anos, 353.374 para a faixa entre 85 e 99 anos, e 3.646 atendimentos para centenários.

Para Fábio Correia de Araújo, assistente social da UBS Jardim Herculano, a convivência com os superidosos é fonte constante de inspiração: “São pessoas que trazem uma bagagem de vida incrível. Aprendemos com elas todos os dias.”


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.