Trecho aberto nesta segunda-feira foi reconfigurado por empresa privada como compensação por construção de empreendimento
O prefeito Ricardo Nunes entregou na última segunda-feira (29) a primeira fase da reconfiguração geométrica da Marginal Pinheiros, no trecho conhecido como “curva da Traição”, na Marginal Pinheiros, logo após a Usina Elevatória, no sentido Interlagos, na região da Cidade Jardim, Zona Sul. Com isso, a Prefeitura de São Paulo libera o trânsito de veículos.
Nunes ressaltou a importância da obra para melhorar a fluidez do trânsito e a mobilidade na região. “A gente vai ganhar muito tempo, são quatro pistas, está fluindo bastante. Antes, as pessoas tinham que fazer uma grande curva para voltar à pista. Agora, com essa reconfiguração, ajusta o viário, disse o prefeito.
Com o novo trecho, que opera como via expressa, foi possível “retificar” em linha reta a Marginal Pinheiros, onde havia uma curva, na altura da Rua Padre José Griecco. A pista tem 800 metros de extensão, 4 faixas e acostamento. Nesta primeira etapa, o uso da faixa da esquerda será exclusivo para acesso à Usina Elevatória.
As obras estão previstas no Termo de Compromisso e Autorização exigido pela Prefeitura como compensação pela construção de um empreendimento comercial a ser implantado na região pela empresa do setor imobiliário JHSF. As intervenções recebem um investimento de R$ 26,9 milhões e são totalmente custeadas pela iniciativa privada.
O prefeito afirmou que esse tipo de parceria é bem-vindo e se traduz em impacto positivo a toda a cidade. “É muito importante a gente poder trabalhar com o privado. Neste caso, foi corrigido o viário com o custo do privado, e ainda vai possibilitar que, dentro dessa reestruturação, a gente possibilite um grande empreendimento que vai ser construído aqui, é superimportante, vai ser um marco. Uma área que estava totalmente degrada, sem utilização, e que agora vai ter um empreendimento muito bacana, vai atrair muita gente, vai ser um point, gerando emprego e renda”, ressaltou Nunes.
De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), a obra tem como objetivos a reconfiguração geométrica e drenagem de águas pluviais da Marginal Pinheiros.
A primeira etapa das obras, que compreendeu a construção do novo trecho, teve início em abril de 2023 e foi concluída em abril de 2024. Já a segunda etapa, que contempla a adequação da pista local (também na altura da Rua Padre José Griecco), será finalizada em julho deste ano.
Na manhã desta segunda, o prefeito afirmou ainda que agora serão iniciadas as intervenções de paisagismo, que vão se integrar ao Parque Bruno Covas.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) acompanha liberação ao trânsito do novo traçado pela pista expressa da Marginal Pinheiros. A medida integra a segunda fase das obras de reconfiguração geométrica do local e tem como objetivo melhorar as condições de segurança e de fluidez no trânsito local.
Marginal Pinheiros, pista expressa no sentido Interlagos, trecho com cerca de 800 metros após a Rua Padre José Griecco / Usina Elevatória São Paulo (Traição), e o Parque linear Bruno Covas;
Alternativas
- Os veículos que circulam pela pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Interlagos, deverão utilizar o novo traçado;
- Os veículos que chegam da Marginal Pinheiros, sentido Interlagos, com destino ao Parque linear Bruno Covas e à Usina Elevatória, deverão seguir pela faixa da esquerda, que será de uso exclusivo nesta etapa das obras;
- O trecho antigo (em curva) da pista expressa será fechado para a segunda fase das obras de reconfiguração geométrica.
A Engenharia de Tráfego da CET vai monitorar e orientar o trânsito na região, visando manter as condições de fluidez e preservar a segurança dos usuários da via.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br