Prefeitura inaugura Bosque das Nações no Parque Ibirapuera

0
20
Inauguração Bosque das Nações - Foto: Acervo SVMA/ Daniel Reis

Iniciativa reúne 23 consulados com o plantio de espécies nativas de cada um dos países participantes

A Praça da Paz – Rita Lee, localizada no Parque Ibirapuera, ganhou na segunda-feira (6), um novo espaço simbólico e representativo: o Bosque das Nações. A iniciativa da Prefeitura de São Paulo reuniu 23 consulados que realizaram o plantio de mudas de espécies ligadas à cultura e à natureza de seus respectivos países.

O bosque foi criado como um gesto de cooperação internacional e de valorização da diversidade, reforçando a importância da preservação ambiental e da união entre os povos em torno de um objetivo comum: o cuidado com o planeta. Para cada país participante, uma árvore representativa foi escolhida e plantada na área, simbolizando não apenas a identidade de cada nação, mas também o compromisso coletivo com as futuras gerações.

O espaço escolhido para a ação surgiu em homenagem às comemorações relacionadas à paz mundial na década de 60. Na época, para representar a integração entre os povos do planeta, foram plantadas espécies vegetais dos cinco continentes do mundo, que podem ser encontradas por lá até hoje, e que agora, com o Bosque das Nações, reforça o seu propósito de união.

“Em um ano de COP30, São Paulo envolveu a cidade em reflexão e ação, rumo à sustentabilidade. Neste sentido, buscamos também soluções naturais e simples como o plantio de árvores e ao mesmo tempo, com foco na sustentabilidade das relações humanas, hoje, tão importantes para o mundo. Decidimos constituir um Bosque das Nações, com exemplares de árvores dos países que fazem parte da nossa narrativa, simbolizando a paz que tanto desejamos”, afirma a secretária municipal de Relações Internacionais, Angela Gandra.

O espaço passa a ser um lugar de contemplação, convivência e valorização da natureza e da diversidade cultural. Com o Bosque das Nações, São Paulo reafirma seu compromisso com o Meio Ambiente, somando-se às ações de incremento que já resultaram em mais de 90 mil novas árvores, somente em 2025. Tais esforços se alinham com a agenda global da sustentabilidade e antecipam o espírito da COP 30, que terá o Brasil como sede.

“O Bosque das Nações representa a união pelo cuidado com o meio ambiente e a valorização da diversidade natural. Cada árvore plantada aqui reforça o laço de amizade e de compromisso com as futuras gerações que tanto prezamos na administração municipal”, destacou o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.