Prefeitura firma compromisso para ações voltadas à produção de energia limpa e economia circular

0
558

A cidade de São Paulo sediou nesta quinta-feira (14) o evento “Nossa Energia para um Amanhã Melhor”, organizado pela empresa Enel Distribuição São Paulo, com o objetivo de promover um debate especializado sobre os efeitos da emissão de gases do efeito estufa. O prefeito Ricardo Nunes participou do evento no qual assinou protocolo de intenções para projetos de produção de energia limpa e economia circular. A execução dos compromissos de cooperação dependerá da análise técnica e legal de cada projeto pelas secretarias municipais. O acordo não acarreta repasses de recursos ou qualquer compromisso de exclusividade.

No evento, Ricardo Nunes destacou a importância de parcerias em ações ambientais.

“A Enel é uma grade parceira, sempre dialogando sobre questões ambientais com objetivo da redução do gás efeito estufa”, disse.

O prefeito relatou ações da Prefeitura como a proposta de retirada da sua parte no IPVA dos ônibus elétricos para incentivar a eletrificação do transporte e a instalação de placas solares em 60 UBSs e a proposta de estender o benefício as unidades da rede municipal de ensino.

Para o presidente da Enel no Brasil, Nicola Cotugno, o protocolo de intenções é um esforço conjunto da Prefeitura com a Enel.

“A proposta é investir em energia limpa na cidade nos próximos 36 meses, sendo prorrogável pelo mesmo período, caso ambas as partes concordem”, explicou.

“Se você olhar ao redor do mundo não verá soluções iguais para essas questões, mas eu penso que o Brasil, tem uma visão mais clara sobre isso, com governantes engajados em fazer ações mais rápidas e que envolvam a população”, afirmou o CEO e gerente geral do Grupo Enel, Francesco Starace.

A execução dos compromissos de cooperação dependerá da análise de cada projeto pelas pastas da Prefeitura, sempre de acordo com os procedimentos legais. Este acordo também não acarreta repasses de recursos ou qualquer compromisso de exclusividade.

PlanClima

O Protocolo de Intenções vai ao encontro da Política Municipal de Mudança do Clima (PlanClima – Lei Municipal 14.933/2009, dos planos globais nos quais a administração tem se engajado, além da meta de eletrificar mais de 2 mil ônibus até 2024. Por isso, a iniciativa prevê a adoção de práticas que possibilitem o investimento em energia limpa na cidade de São Paulo em projetos relacionados à mobilidade elétrica, geração e distribuição de energia solar, produção de alimentos (economia circular) e vegetação urbana.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.