
Processo de urbanização beneficia 14 núcleos da região de Capela do Socorro, onde população vivia em condição precária
Na quarta-feira (9), mais de 2 mil famílias que viviam em condição habitacional precária em 14 núcleos da região de Capela do Socorro, no extremo Sul da cidade, receberam do prefeito Ricardo Nunes seus títulos de regularização fundiária. O documento é uma garantia para que essas pessoas se tornem proprietárias definitivas das suas moradias e marca uma nova fase na região, que está passando por um processo de reurbanização.
“Hoje vocês recebem a escritura de acordo com o Cartório de Registro de Imóveis, com o nome de vocês. Isso significa que aquela casa, que já era de vocês de fato, agora é de direito e para o resto das suas vidas, sem que ninguém tire. Depois poderá passar para os seus filhos, para os seus netos, uma documentação super importante para a segurança jurídica de cada um de vocês”, destacou o prefeito Ricardo Nunes. “É o trabalho de toda uma vida, uma luta de todos, que se consolida hoje com esse documento pelo maior programa de regularização fundiária da história de São Paulo”, finalizou.
As ações realizadas pela Prefeitura incluem a correção de danos urbanísticos e ambientais em áreas de inadequação fundiária. Isso contribui diretamente para a redução da desigualdade social em um processo envolve uma intervenção pública, essencial para legalizar áreas urbanas ainda não regularizadas, melhorando significativamente a qualidade de vida de quem vive nessas localidades.
O Programa de Regularização Fundiária é o maior da história da cidade de São Paulo. Desde 2021, mais de 50 mil famílias de todas as regiões da cidade já receberam o título de propriedade de suas moradias. Na noite de terça-feira (8), o prefeito já havia entregue outros 523 títulos a famílias da região de Heliópolis, na Zona Sul. Somente na Subprefeitura da Capela do Socorro, outros 50 mil imóveis estão em processo de regularização.
“Isso é realização de sonhos. Foram mais de 20 anos esperando e a Prefeitura tem condição de levar mais desenvolvimento, pavimentação, tudo que a população merece e essa é uma conquista do povo”, disse o diretor-presidente da COHAB, Diogo Soares.
As 2.024 propriedades contempladas na noite desta quarta são de 14 núcleos do distrito da Capela do Socorro, entre eles: Jardim Imbuias, Cantinho do Céu, Jardim Nova Marilda, Estrada do Barro Branco, Chácara Tanay e Sítio das Corujas, assim como Sítio dos Pereiras e SD/AC.R. Luiz Rotta. Todas essas áreas já receberam infraestrutura básica como redes de água, esgoto e energia elétrica — condições essenciais para a regularização.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br