Prefeitura entrega mais uma unidade móvel para atender mulheres e jovens

0
22
Nova Unidade Móvel de atendimento as mulheres - Crédito: Divulgação/Prefeitura de SP

A van amplia a rede de atendimento especializado no público feminino em situação de assédio e violência

A Prefeitura de São Paulo entregou a segunda Unidade Móvel “Mulheres e Meninas”, equipamento da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) que amplia a rede de atendimento especializado no público feminino em situação de assédio e violência.

O equipamento foi entregue durante o seminário “Violência de Gênero: Desafios e caminhos para uma cidade mais segura e protetiva para as mulheres”, na terça-feira (17). Descentralizada e itinerante, a unidade percorre diferentes regiões da cidade, levando informação, acolhimento e acesso direto à rede de proteção, especialmente em territórios mais distantes dos serviços fixos.

“Imaginem essa van chegando à periferia, onde muitas mulheres enfrentam diariamente a violência, a falta de acesso à informação e a distância dos serviços públicos. Essa van não leva só atendimento: ela leva acolhimento, escuta qualificada e proteção. É assim que a assistência social atua: com presença no território, com responsabilidade, com cuidado e com políticas públicas que salvam vidas.” comentou a Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Eliana Gomes.

A iniciativa integra o Protocolo Não Se Cale, política pública da Prefeitura de São Paulo voltada ao enfrentamento à violência contra a mulher, que atua na prevenção, no atendimento humanizado e no encaminhamento adequado das vítimas aos serviços especializados.

Além de uma agenda contínua de circulação pela capital, a Unidade Móvel “Mulheres e Meninas” oferece palestras, rodas de conversa e materiais informativos sobre os direitos das mulheres, além de atendimento psicológico e social, orientação jurídica e encaminhamento à rede de proteção. Todos os atendimentos são realizados com sigilo, priorizando a segurança, o respeito e o acolhimento humanizado.

A secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Regina Santana, destacou que a van tem uma equipe multidisciplinar. “Temos assistente social, psicólogo e atendimento jurídico realizado por uma advogada, tudo isso por uma empresa contratada especializada no atendimento à mulher”.

Desde a inauguração da primeira Unidade Móvel, em março de 2025, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) já disponibilizou o serviço em todas as regiões da cidade, com atendimentos em equipamentos públicos, organizações, entidades e serviços da assistência social.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.