Iniciativa tem objetivo promover o desenvolvimento e integração social dos estudantes de seis unidades
A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta terça-feira (7) a parceria com o SESI-SP para o Programa Desenvolvimento Integral no Contraturno (SESI Esporte), que vai oferecer aulas de esporte e dança para mais de 9.600 alunos dos CEUs Parelheiros, Vila do Sol, Jardim Paulistano, Navegantes, Campo Limpo e Anhanguera. O objetivo é ampliar as atividades esportivas e culturais promovendo o desenvolvimento integral e a integração social dos estudantes nas atividades fora do horário de aula.
A cerimônia de lançamento aconteceu no CEU Navegantes, com a presença do prefeito Ricardo Nunes, acompanhado do secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, e dos representantes do gerente de Qualidade de Vida do SESI, Jefferson Sakai, André Avallone, supervisor de Esportes.
O prefeito Ricardo Nunes disse que sempre quis firmar essa colaboração com a entidade em razão da experiência e conhecimento dos profissionais. “É uma parceria muito importante com o SESI, em que teremos, neste primeiro momento, seis CEUs com atividades de esporte e de dança com profissionais do SESI, sem custo para a Prefeitura”, afirmou.
O gerente de Qualidade de Vida do SESI-SP, Jeferson Sakai, afirmou que o objetivo é oferecer possibilidades de cultura, lazer e esportes para o desenvolvimento dos alunos. “A parceria entre o SESI-SP e a Prefeitura representa um compromisso em promover o desenvolvimento completo e a integração social dos estudantes e da comunidade. As aulas de esporte e dança visam ampliar as atividades culturais e esportivas, proporcionando um ambiente enriquecedor durante o contraturno escolar”, disse. “Espero que a gente faça diferença na vida das crianças e jovens.”
Para o secretário municipal da Educação, Fernando Padula, o número de atividades oferecidas vai melhorar a qualidade de vida dos estudantes.
“Os CEUs são espaços que promovem práticas esportivas para toda a comunidade e essa parceria vai nos ajudar a ampliar as modalidades esportivas que trazem inúmeros benefícios como qualidade de vida, saúde, integração, diálogo, disciplina, além de novas oportunidades para nossas crianças e jovens”, destacou Padula.
As modalidades serão Wrestling, Skate, Badminton, Karatê, Basquete, Judô, Tênis de Mesa, Ginástica Artística, Handebol e Dança. As aulas serão com a metodologia do SESI em parceria com os Núcleos de Esporte e Lazer dos CEUs que acompanharão todo o desenvolvimento das práticas. Serão conduzidas por professores de atendimento esportivo e instrutores de dança. O programa conta também com um Orientador de Promoção à Saúde que atuará como responsável técnico, coordenando, supervisionando e garantindo sua eficácia.
A parceria também prevê a disponibilização de uniformes para os alunos e realização de festivais para fomentar e promover as práticas. Além da implantação do Núcleo de Dança para desenvolver cursos de iniciação e formação em dança, visando o desenvolvimento técnico, artístico e pedagógico na linguagem artística. A estimativa é atender crianças e jovens de 6 a 17 anos.
Confira a grade de modalidades em cada CEU:
CEU PARELHEIROS
- Wrestling
- Skate
- Badminton
- Dança
CEU VILA DO SOL
- Karatê
- Basquete 3×3
- Wrestling
- Dança
CEU JARDIM PAULISTANO
- Skate
- Karatê
- Judô
- Dança
CEU NAVEGANTES
- Wrestling
- Skate
- Tênis de mesa
- Ginástica Artística
- Dança
CEU CAMPO LIMPO
- Wrestling
- Karatê
- Skate
- Dança
CEU ANHANGUERA
- Wrestling
- Handebol
- Dança
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br