Prefeitura desapropria área histórica do Banespa em Santo Amaro para criar parque, clube esportivo e Centro TEA

0
39
Crédito: Freepik

Decreto foi publicado na sexta (29) no Diário Oficial; espaço de 61,3 mil m² já foi referência no esporte brasileiro

A Prefeitura de São Paulo vai transformar a área do antigo Clube Banespa, em Santo Amaro, na zona sul, em um novo espaço público multifuncional. O decreto de desapropriação foi publicado na sexta-feira (29) no Diário Oficial da Cidade, garantindo a incorporação do terreno de 61,3 mil m² ao patrimônio municipal. O local receberá a implantação de um clube esportivo, um parque aberto à população e mais uma unidade do Centro de Referência para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Centro TEA).

O Banespa tem um passado marcante no cenário esportivo nacional. Suas atividades começaram na década de 1930, na antiga Chácara São João, e o clube ganhou notoriedade ao se tornar uma das principais forças do vôlei brasileiro, chegando a ser duas vezes vice-campeão mundial nos anos 1990.

Com a desapropriação, a Prefeitura assegura que a área terá destinação social, esportiva e ambiental, reforçando o compromisso com o lazer, a inclusão e a preservação da memória da cidade.

Referência no desenvolvimento, acolhimento e bem-estar das pessoas com TEA e seus familiares, o primeiro Centro TEA da cidade, batizado com o nome da procuradora do município Marina Magro Beringhs Martinez, falecida em novembro de 2024, foi inaugurado no dia 2 de abril deste ano. Estão previstas mais três unidades até 2028.

O Centro TEA oferece atividades de expressão artística e cultural, promovendo a criatividade e a apreciação das diversas formas de manifestação artística entre o público com autismo.

Entre as atividades, estão oficinas de música, dança, teatro, pintura e serão realizadas oficinas para o compartilhamento de experiências e fortalecimento de vínculos sociais, além de modalidades esportivas como natação, atletismo e futebol. O público também terá acesso a excursões educacionais, atividades ao ar livre, eventos culturais e passeios recreativos.

Para isso, o Centro TEA tem uma estrutura moderna e acessível, que privilegia o bem-estar, lazer, prática de esportes e a autonomia. Entre suas instalações, distribuídas entre o térreo e o pavimento superior, estão piscina coberta e aquecida, quadra poliesportiva coberta, horta, jardim sensorial e playground. O centro também dispõe de teatro com dois camarins acessíveis, cabines de som, luz e audiodescrição e biblioteca.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.