Hoje a cidade conta com mais de 350 mil crianças de 0 a 3 anos matriculadas na rede municipal
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), mantém pelo quarto ano consecutivo, a fila para creches zerada no município. O atendimento a todos que têm interesse em ingressar na rede municipal se dá graças às parcerias com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e ampliação de vagas nas unidades já existentes.
Neste ano, também para a garantia de atendimento e fornecimento de uma Educação de qualidade aos bebês e crianças pequenas, a Prefeitura de SP inaugurou 15 unidades de Educação Infantil, sendo 12 Centros de Educação Infantil (CEIs) e 3 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs).
São mais de 2,5 mil vagas que atendem novas matrículas e também crianças que puderam ser transferidas para mais próximo de suas residências. Até 2024, serão entregues mais 30 unidades de educação da rede municipal para a população residente na capital.
Segurança alimentar
Por dia, a Secretaria Municipal de Educação, distribui 2,3 milhões de refeições na merenda escolar para mais de 1 milhão de estudantes. De forma ininterrupta, alunos da rede municipal de ensino recebem de segunda a sexta a merenda que já chegou a ser premiada por conta de seu valor nutricional.
Atenta às necessidades nutricionais dos alunos, a Prefeitura conta com equipes de nutricionistas, logística, qualidade e gestão. O cardápio é variado, nutritivo e saboroso, formulado prioritariamente com itens orgânicos, da agricultura familiar. A banana, o arroz, o suco de uva integral e as hortaliças são comprados de produtores locais da capital. Os demais ingredientes são fornecidos por empresas que atendem toda a rede escolar.
O cardápio prioriza a oferta de alimentos in natura e minimamente processados, de acordo com as diretrizes nutricionais estabelecidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Os alunos dos Centros de Educação Infantil (CEIs), que permanecem 10 horas na escola, recebem cinco refeições: café da manhã, uma refeição rápida antes do almoço, que pode ser composta por frutas e sucos, almoço, lanche e refeição da tarde.
Já os estudantes das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), que permanecem 6 horas, recebem duas refeições: lanche, almoço ou lanche e jantar.
Currículo da Cidade
A Secretaria Municipal de Educação possui o Currículo da Cidade – documento que norteia as aprendizagens essenciais para os estudantes da rede.
Dentro do Currículo, existe o Currículo da Cidade – Educação Infantil, que traz orientações e diretrizes para o trabalho das Unidades Educacionais quanto às atividades no dia-a-dia, experiências que as crianças podem adquirir, estímulos, aprendizagens, desenvolvimento e autonomia.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br