O principal serviço de empregabilidade da Capital realiza em média 1 milhão de atendimentos por ano
A cidade de São Paulo passou a contar com 41 unidades do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, entre pontos fixos e móveis, administradas pela gestão municipal. O principal serviço de empregabilidade e geração de renda da Capital teve aumento de 33% no número de postos, contando com novas unidades em bairros como Ermelino Matarazzo e M’Boi Mirim, respectivamente nas zonas leste e sul. Na rede são oferecidas aos trabalhadores serviços como busca por vagas de emprego, habilitação do seguro-desemprego, orientação para baixar a carteira de trabalho digital, formalização para o Microempreendedor Individual – MEI e mais recente foi implantado o cadastramento do CadÚnico.
“A expansão do serviço contribui para que o cidadão possa acessar os postos sem a necessidade de grandes deslocamentos pela cidade. Conta ainda com cinco Cates Móveis com programação periódica, buscando sempre as comunidades mais vulneráveis para ofertar os serviços”, salienta a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Eunice Prudente. “O trabalhador de São Paulo conta com equipe especializada para o atendimento humanizado e, por outro lado, as empresas que estejam contratando, têm à disposição espaços gratuitos para os processos seletivos, com suporte técnico, da análise do currículo à assinatura do contrato do novo funcionário”.
A ampliação dos Cates faz parte de ação intersecretarial entre órgãos municipais como Desenvolvimento Econômico e Trabalho e de Inovação e Tecnologia. Com o crescimento da rede Descomplica SP, presente em 32 subprefeituras, além de uma unidade central 24 horas, o Cate também ampliou a capilaridade no município, estando presente dentro das unidades, que oferecem uma gama serviços em um mesmo equipamento a fim de facilitar a vida do morador da cidade.
Novos Cates
A região leste foi a que mais recebeu unidades novas do Cate. Os moradores contam agora com uma segunda unidade em Itaquera, além de postos nos bairros de Aricanduva, Mooca, Guaianases e Ermelino Matarazzo. Já na zona sul chegaram Cates na Vila Mariana e Capela do Socorro. A população da região norte pode usar os serviços também na Casa Verde e Jaçanã/Tremembé.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br