Prefeitura coloca câmeras integradas ao Smart Sampa em 100 motos da GCM e da PM

0
33
Crédito: Sergio Barzaghi/Secom

Iniciativa é resultado de parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado

O prefeito Ricardo Nunes entregou na segunda-feira (11), ao lado do governador Tarcísio de Freitas, 100 câmeras do programa Smart Sampa acopladas em motos da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar. Integrados à Central de Monitoramento, os dispositivos são capazes de detectar irregularidades e enviar alertas imediatos à equipe que capturou a imagem, possibilitando abordagens mais rápidas e eficazes.

Com tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), durante o patrulhamento os equipamentos fazem a leitura e cruzamento automático de placas veiculares com os bancos de dados de segurança, pesquisam nos registros de veículos roubados ou furtados e ainda analisam se são clonadas ou adulteradas. Caso seja identificada alguma alteração, a notificação é enviada em tempo real à mesma moto que captou a imagem, permitindo a abordagem imediata pela equipe.

O prefeito Ricardo Nunes lembrou que muitos crimes são praticados com duas ferramentas: uma arma e uma moto – e que essa iniciativa vai revolucionar a política de segurança pública urbana. “Estamos realizando uma ação inédita no mundo. Não existe situação no mundo em que as motos da Polícia Militar ou da Polícia Municipal tenham câmeras com tecnologia de leitura de placas, com registro de roubo, furto ou placas falsas”, explicou, lembrando que a iniciativa foi possível graças à integração da Prefeitura com o Governo do Estado.

“Os policiais estarão fazendo a ronda e, caso identifiquem algum carro ou moto com esse tipo de situação, já farão a abordagem na hora, fazendo com que muitos criminosos saiam das ruas”, completou Nunes, acrescentando que pessoas com placas falsas costumam cometer diversas infrações de trânsito, aumentando a probabilidade de acidentes.

As câmeras móveis permitem identificar, em tempo real, veículos e condutores suspeitos, emitindo alertas imediatos para abordagem e retirada de criminosos das ruas. “A gente ganha mobilidade, adiciona câmeras que circularão pela cidade o tempo todo, aplicando analíticos para confrontar a placa daquele veículo com o nosso registro de roubos e furtos, e isso sendo feito imediatamente emitindo alertas, a gente verificando se aquela placa corresponde àquele veículo, se o veículo é roubado, se o CPF do condutor pode ser de um foragido da justiça, tudo instantaneamente para a Polícia Municipal, para a Polícia Militar, para que a gente possa fazer abordagem e tirar marginais de circulação”, explicou o  governador Tarcísio de Freitas.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.