Despacho assinado na quarta-feira (17) autoriza provimento de novos cargos da GCM
Com investimentos recordes em segurança urbana, a capital dá mais um passo importante, na quarta-feira (17), com a abertura de concurso público para 500 agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM). O anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes ao ressaltar que a iniciativa integra o Plano de Metas 2025–2028, que prevê o chamamento de dois mil agentes na GCM.
“Começa nessa primeira etapa, com quinhentos guardas, que assinei hoje para já sair no Diário Oficial de amanhã. A nossa GCM tem prestado um excelente trabalho e isso vai ajudar ainda mais a segurança da cidade, que já conta com um efetivo maior que as polícias de muitos estados”, afirmou o prefeito, lembrando que o número de agentes supera as forças de segurança de estados como do Acre, Alagoas, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.
Com a publicação do despacho no Diário Oficial, o processo segue para a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, que ficará responsável pela adoção das providências necessárias para a realização do concurso.
“Isso mostra o quanto a Prefeitura tem priorizado a segurança na cidade de São Paulo em diversas frentes, com a tecnologia do Smart Sampa, na mobilidade, com novas viaturas, armas capazes de combater a violência e o mais importante, o maior efetivo do Brasil”, disse o secretário municipal de Segurança Urbana, Orlando Morando.
A abertura do concurso representa um importante reforço no efetivo da Guarda Civil Metropolitana e reafirma o compromisso da administração municipal com o fortalecimento da segurança urbana e a ampliação da presença da GCM em todas as regiões da cidade.
A decisão considera os pareceres técnicos e favoráveis das secretarias municipais envolvidas: Secretaria Municipal de Segurança Urbana, a Secretaria Municipal de Gestão, a Secretaria Municipal da Fazenda e a Junta Orçamentária Financeira (JOF), que atestaram a viabilidade orçamentária e financeira da medida. A autorização também está em conformidade com o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei de Responsabilidade Fiscal.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br
