Interessados em concorrer às vagas de representante da sociedade civil têm até o dia 8 de agosto para registrar a candidatura
A Prefeitura de São Paulo abriu as inscrições para candidatos interessados em participar da eleição do Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU) – biênio 2025-2027. O processo é aberto a entidades e movimentos sociais que desejam integrar o órgão colegiado responsável por acompanhar e propor diretrizes para a política urbana do município de São Paulo.
Os interessados em concorrer a uma das 22 cadeiras de representantes da sociedade civil em disputa terão até o dia 8 de agosto para registrar suas candidaturas. As inscrições podem ser feitas de duas formas: por meio do site da Eleição CMPU 2025 ou mediante entrega de documentação na Assessoria Técnica de Comissões e Colegiados – ATECC da Secretaria. O endereço é Rua São Bento, 405, 19º andar, sala 191A, Centro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Para efetuar a candidatura, é necessário respeitar os requisitos previstos no artigo 6º do Edital nº 001/2025/CMPU, tais como: ser maior de 18 anos; integrar ou participar de entidade atuante nos respectivos segmentos, com disponibilidade para acompanhar as agendas do CMPU; ter título eleitoral regular com domicílio na cidade de São Paulo; não ser membro da Comissão Eleitoral; não ocupar cargo efetivo ou em comissão no Poder Público, nem detentor de mandato legislativo; não ser inelegível conforme a Lei da Ficha Limpa; e não estar exercendo ou ter concluído o segundo mandato consecutivo no CMPU.
Vale lembrar que a eleição ocorrerá em 28 de setembro (domingo), das 9h às 17h, em ao menos um local de votação por subprefeitura, a ser oportunamente divulgados.
Quais vagas estarão em disputa?
- 4 vagas para representantes de Movimentos de Moradia;
- 4 vagas para representantes de Associações de Bairro;
- 4 vagas para representantes de entidades do Setor Empresarial ligado ao Desenvolvimento Urbano, sendo no mínimo 1 da Indústria, 1 do Comércio e 1 de Serviços;
- 2 vagas para representantes de Entidades Acadêmicas e de Pesquisa ligados à área de Planejamento Urbano Ambiental;
- 2 vagas para representantes de Movimentos Ambientalistas;
- 1 vaga para representante dos Trabalhadores, por suas entidades sindicais;
- 1 vaga para representante de Organização Não Governamental – ONG com atuação na área Urbano Ambiental;
- 1 vaga para representante de Entidades Profissionais ligadas à área de Planejamento Urbano-Ambiental;
- 1 vaga para representante de Movimentos de Mobilidade Urbana;
- 1 vaga para representante de Movimento Cultural;
- 1 vaga para representante de Entidade Religiosa.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br