Prefeito participa das comemorações dos 10 anos do Guardiã Maria da Penha com lançamento de aperfeiçoamento de GCMs

0
535
Foto Emiliano Constenla

Durante a cerimônia, realizada nesta sexta-feira (8) no Clube Esperia, na zona Norte, também foi celebrado o quinto aniversário da Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais (IDMAS)


O prefeito Ricardo Nunes participou nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, das comemorações da primeira década de atividades do Programa Guardiã Maria da Penha e dos cinco anos da criação da Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais (IDMAS) da Guarda Civil Metropolitana (GCM).  

Durante o evento, realizado no Clube Esperia, em Santana, Zona Norte, também foram lançados dois programas de enfrentamento à violência contra o público feminino, voltados aos profissionais da Guarda: “Eles por Eles” e “Guardiões por Elas”. O ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça prestigiou a cerimônia. 

“Hoje comemoramos os dez anos do Programa Maria da Penha, um dos mais importantes da cidade, e o Dia Internacional da Mulher. Promovemos ações em prol das mulheres, como de geração de emprego e renda porque, muitas vezes, elas dependem financeiramente de seus agressores”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes, que destacou outras ações da Prefeitura para o público feminino. “Também trabalhamos para diminuir os casos de gravidez de meninas abaixo de 14 anos e temos vagas nas creches para todas as crianças, possibilitando que suas mães trabalhem. Mas nosso grande desafio é diminuir os casos de violência e, consequentemente, o número desse tipo de atendimento”, afirmou o prefeito. 

O evento teve a participação do comandante-geral da GCM, Agapito de Marques, que anunciou o recebimento de mais dez viaturas para o programa Guardiãs Maria da Penha.  

Sobre os programas 
Pensados no treinamento adequado para o efetivo feminino e masculino da GCM, os programas “Eles por Eles” e “Guardiões por Elas” têm o objetivo de eliminar comportamentos machistas, além de reforçar o entendimento e esclarecimento em relação às questões de inclusão e identidade de gênero.   

Ambos reforçam a não discriminação e a não violência. Tais iniciativas irão impactar positivamente na vida da população, que poderá contar com agentes altamente treinados para aprimorar cada vez mais o atendimento ao cidadão.   

Escrito e pensado por agentes da GCM, o programa Eles por Eles consiste em homens falando para homens sobre a desconstrução do machismo. Cada um dos guardas passará por 16 horas de curso, que serão reuniões divididas em turmas. O Eles por Eles é destinado a todos os agentes masculinos da Guarda Civil  Metropolitana da Capital.   

O Guardiões por Elas será ministrado por meio de reuniões divididas em turmas. É destinado a todas as agentes femininas da Guarda Civil Metropolitana da capital e foi criado para entendimento e esclarecimento sobre questões de inclusão e identidade de gênero. Muitas vezes as mulheres sofrem agressão e não têm orientação e suporte necessários para solicitar ajuda.   

Guardiã Maria da Penha 
Desde sua criação, em 2014, o Guardiã Maria da Penha atendeu mais de 28 mil vítimas de violência doméstica na cidade. Destas, cerca de 12 mil mulheres foram assistidas pelo programa e cerca de 5.700 vítimas estão em medida protetiva.  

O programa foi criado em 8 de maio de 2014, por meio do Decreto Municipal nº 55.089. É uma parceria entre SMSU, Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica (GEVID), Ministério Público e Coordenação de Políticas para Mulheres, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos com o objetivo de prever proteção às mulheres vítimas de violência doméstica. O objetivo principal do Guardiã Maria da Penha é combater a violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial contra as mulheres. O programa também monitora as medidas protetivas a essas mulheres e a responsabilização do agressor e proporciona acolhida humanizada e orientação às vítimas quanto aos serviços municipais disponíveis.   

“Para nós é mais do que uma celebração. É também um sentimento de gratidão pelo prefeito Bruno Covas, que sentiu a necessidade de uma Inspetoria especializada no cuidado e segurança da mulher. Nossa missão é dar sequência ao que ele nos permitiu e podemos sempre contar com o apoio do prefeito Ricardo Nunes, que nos motiva e também se envolve em nossa causa. Por isso, fica aqui o nosso compromisso de aprimorar e intensificar os serviços de cuidado com essas vítimas”, declarou a secretária municipal de segurança urbana, Elza Paulina.    

Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais (IDMAS)   
Inaugurado em 8 de março de 2019, pelo então prefeito Bruno Covas (1980-2021), a Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais (IDMAS) celebra seu quinto aniversário. 

Em parceria com o Programa Guardiã Maria da Penha, a Inspetoria de Defesa da Mulher avalia, monitora e executa atividades e ações voltadas às pessoas em situação de vulnerabilidade, além de prestar apoio às Delegacias de Defesa da Mulher (DDM), garantindo atendimento qualificado e humanizado às mulheres. A assistência é integrada aos serviços especializados de proteção que realizam acolhimento e escuta ativa às vítimas. As medidas protetivas expedidas pela Justiça são monitoradas e fiscalizadas pela IDMAS, com planejamentos específicos para cada caso encaminhado pelo Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica (GEVID).    

A IDMAS opera também os programas sociais abaixo, de grande importância para a população.  

Anjos da Guarda – O Programa é centralizado na atuação de agentes da GCM na busca de pessoas desaparecidas;   

Criança Sob Nossa Guarda – O Programa atua nas redes de ensino municipais, públicas e privadas, trabalhando em temas como prevenção de acidentes domésticos, educação ambiental, educação de trânsito, Direitos Humanos, entre outros;   

Grupo de Educação e Prevenção às Drogas (GEPAD) – Promove palestras na rede de ensino municipal sobre o uso de entorpecentes, com o intuito de educar os jovens e orientar os responsáveis e docentes em casos de uso de drogas. 


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.