População se reúne com a Prefeitura para discutir Plano Diretor do Ibirapuera

0
1584

Em agosto também acontecem fóruns temáticos e audiências públicas para tratar das regras de uso e das normas já existentes no Parque, que já foi concedido a iniciativa privada

 

O próximo mês de 2019, agosto, promete novas diretrizes para o futuro do Parque Ibirapuera. Há alguns meses já está em andamento o Plano Diretor do Parque que vai definir as regras de uso do local e consolida as normas já existentes para a futura administração que, desde março, garantiu a concessão do Ibirapuera.
A partir da próxima quinta-feira (1/8) será aberta uma nova consulta pública sobre o Plano Diretor e, nos dias 8, 16 e 22, serão realizados três fóruns temáticos. Além disso, haverá duas audiências públicas, nos dias 14 e 24 de agosto.
Essas datas foram planejadas durante encontros realizados entre a sociedade civil e representantes da Prefeitura para discutir as propostas do Plano Diretor. “O desafio é grandioso porque estamos falando do Parque Ibirapuera. Embora a SVMA [Secretaria do Verde e do Meio Ambiente] gere o equipamento, quem o utiliza é a população. Essa aproximação é importante para vermos como atuamos e compreender todos os limites a serem administrados. Processo democrático é isso: ouvir as pessoas, dialogar e chegar a um senso através de debates, conversas, para as pessoas poderem falar o que pensam e sentem sobre aquilo”, disse a arquiteta Tamires Carla de Oliveira, Coordenadora de Gestão de Parques e Biodiversidade (CGPABI) da SVMA.
Em julho, a população participou de debates sobre: “Projeto Paisagístico e Arquitetônico/ Usos e Apropriações”, que tratou da relação afetiva das pessoas com o parque, além da preservação ambiental e cultural; “Gestão Ambiental”, que tratou do engajamento da comunidade para a criação de políticas públicas voltadas ao meio ambiente; “Serviços Ambientais”, tema que reuniu quase 100 pessoas em uma caminhada e discutiu acessibilidade, diversidade de usos, comunicação visual, preservação dos recursos hídricos, preservação da fauna, manutenção e melhorias de infraestrutura.
A minuta do Plano Diretor do Ibirapuera, assim como dos outros parques que fazem parte do 1º Lote de Concessão (Jacintho Alberto, Eucaliptos, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jardim Felicidade e Lajeado), estão disponíveis no site Gestão Urbana, da Prefeitura.

 

__
FALE COM A REDAÇÃO
Sugestões de pauta, envie email para: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.