Ponte Jurubatuba passará por reforma e duplicação

0
341
Créditos: Divulgação/Prefeitura de São Paulo

Objetivo é ampliar a via e melhorar o trânsito na região sul

A Ponte Jurubatuba ou Ponte Avon, como é conhecida pela população, é uma importante Obra de Arte Especial (OAE – um jargão da construção civil para se referir à infraestrutura de grandes construções como pontes e viadutos), na região de Interlagos. Sua imponente estrutura em forma de arcos, que atravessa o Rio Jurubatuba, a fez ficar conhecida como Ponte de Interlagos e um marco da região sul. A ponte dá acesso ao extremo sul da cidade, levando a bairros como Grajaú, Varginha, Cidade Dutra e ao autódromo.

Atualmente, a OAE conta com duas vias independentes, sendo a primeira com cerca de 100 metros de extensão e sete de largura, que vai no sentido bairro-centro e tem duas faixas de circulação de veículos, sendo uma exclusiva para ônibus. Com o crescimento da cidade e da região, em 2008 foi inaugurada uma segunda ponte, ao lado da já existente, que serve de pista de ida para o bairro, com 230 metros de extensão, vão central de 100 metros e largura de 14 metros.

No entanto, com o crescimento contínuo da região, a ponte voltou a ter uma estrutura inadequada para a demanda. Por isso, a Prefeitura de São Paulo, por meio da SPObras (empresa municipal de realização de obras da Secretaria de  Infraestrutura Urbana e Obras), irá realizar obras de recuperação da estrutura já existente e duplicará a Ponte Jurubatuba.

Por meio de nota, a SPObras esclarece que o projeto inclui a construção de uma nova ponte com três faixas, além da preservação das duas pontes já existentes, totalizando oito faixas de tráfego, quatro em cada sentido. Contudo, as faixas da direita serão exclusivas para ônibus.

Os trabalhos começaram pela recuperação e reforço estrutural das pontes atuais, concentrando-se, atualmente, na parte inferior das pontes, sem impactar o trânsito. Quando as obras avançarem para a parte superior das pontes, serão realizadas apenas interdições parciais, e no período noturno, para minimizar os impactos na mobilidade. A execução dessas ações seguirá um Termo de Permissão de Ocupação de Vias (TPOV) estabelecido pela Companhia de Engenharia de Tráfego.

A conclusão total das obras está prevista para fevereiro de 2026 e beneficiará 1,3 milhão de pessoas direta e indiretamente.

Perspectiva da Nova Ponte Jurubatuba passagem pedestres – Imagem IlustrativaCréditos: Divulgação/Prefeitura de São Paulo

SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.