De 2 a 25 de junho, não perca essa profunda reflexão entre pai e filho, gratuitamente!
Depois de ter estreado no Teatro FAAP, o espetáculo ‘Quarto Minguante’ apresenta sua temporada gratuita no Teatro Paulo Eiró, a partir de sexta-feira (2) até 25 de junho. Sextas e sábados às 21h e domingos, 19h.
Sinopse: Em um quarto de hospital o filho chega para visitar seu pai, que acabou de sofrer um AVC. A peça é contada por meio de sete visitas feitas pelo filho único, ao pai. A partir daí se desenrola a complicada relação entre os dois, com a intimidade esvaziada pela ação do tempo. O filho percebe que já não sabe o que dizer para aquele que outrora fora seu herói. Embaraçado, acaba por levar-lhe um livro. Anos antes, o filho deixou a pequena cidade onde morava para viver sozinho na capital. Entre sonhos e lembranças, os dois percebem que a cidade da infância já não existe, assim como já não existem o pai e o filho do passado, e sim dois homens que se encontram num quarto de hospital para conversar enquanto o jantar não chega.
O espetáculo tem texto do autor português Rodrigo Francisco, diretor artístico da Companhia de Teatro de Almada e do Festival de Almada, direção de Neyde Veneziano, com os atores Anderson Muller e Giovani Tozi.
Rodrigo Francisco escreveu a peça aos 26 anos, e o que se vê nas páginas do livro é o cuidado com a memória, equilibrada entre o peso da saudade e a leveza das lembranças. O ponto de partida para este texto foi um poema do autor inglês Tony Harrison, Book ends. “Book ends é como os ingleses chamam aqueles objetos que colocamos nas estantes para segurar os livros, nos topos: quanto mais livros entre eles, maior é a distância afectiva, tal como o pai e o filho desta história”, diz. Na definição do autor, esta é uma peça sobre crescer nos subúrbios, sobre ascensão social, sobre um filho que teve acesso a um mundo ao qual o seu pai não teve. “Este filho julga que a vida interior que lhe advém da vivência artística lhe há-de trazer a felicidade. Mas eu não estou lá muito certo de que assim seja, na verdade.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br