Parelheiros: Aniversário da região conta com shows gratuitos e muito ecoturismo!

0
1645

Distrito, que comemora seus 196 anos neste domingo (7), com shows de Felipe Araújo e Dudu Nobre, tem como opções de lazer caminhadas monitoradas, borboletário e até um parque aquático, entre outras atrações


Cachoeiras, passeios a cavalo e trilhas são alguns dos programas que podem ser encontrados em Parelheiros, no extremo Sul da capital. O distrito, que completa 196 anos neste sábado (6) e celebrará a data no domingo (7), conta com um polo de ecoturismo, também subdividido com os distritos de Marsilac e Grajaú, que ocupa cerca de 28% da área do município.

Há mais de 30 pontos turísticos, que atendem os mais variados públicos. Quem quiser se divertir com aventuras aquáticas, por exemplo, deve procurar o Rincão Park. Os apaixonados por cavalos podem conhecer o Recanto Paraíso e, ao final do passeio, visitar o sítio Eco Jusa para experimentar café feito em fogão a lenha. No local há, ainda, o primeiro borboletário da cidade e um dos maiores do Brasil. Conta com mais de mil borboletas de quase 20 espécies, com estrutura para os visitantes conhecerem todas as fases da vida do inseto.

Caminhadas monitoradas e rafting podem ser praticados na Fazenda Maravilha, onde o turista terá acesso às cachoeiras do Sagui, Oásis e a desafiadora Raios de Sol, que tem três quedas. Na Terra Indígena Tenondé Porã, com quase 16 mil hectares, há 14 aldeias. A mais populosa é a que leva o nome do local, Krukutu. A área pode ser visitada, desde que as pessoas respeitem as regras previstas no Plano de Visitação elaborado por seus habitantes.

Para agendar a visita e saber como é a vivência na aldeia, assim como participar de brincadeiras típicas, fazer trilhas em mata fechada, apreciar a culinária e a cultura local, além de comprar artesanato, basta acessar o site.

Aniversário
Parelheiros completa 196 anos neste sábado (6), porém a data será comemorada no domingo, 7 de maio, das 11h às 22h, na Rua Santa Terezinha do Prado. O evento, gratuito, contará com música ao vivo. Haverá apresentações do sambista Dudu Nobre e dos cantores Felipe Araújo e Lucyana Villar, além do grupo Sampa Crew e da banda Ao Cubo. Também será promovida uma feira de artesanato no Parque Linear, até às 17h. Cerca de 40 artesãos da região estarão comercializando suas peças e produtos orgânicos, com base em frutas nativas da mata atlântica.

As crianças terão como se divertir durante a comemoração. Uma piscina de bolinhas, uma cama elástica, um pula-pula e um tobogã permanecerão instalados no Parque Linear das 13h às 17h.

Sobre Parelheiros
Situado na região Sul de São Paulo, Parelheiros é considerado patrimônio ambiental e sua divisa está há cerca de 10 Km do mar. O espaço, situado em área de proteção aos mananciais, compreende remanescentes importantes de Mata Atlântica, com biodiversidade preservada e área de grande produção agrícola.

A região equilibra as correntes térmicas com as menores temperaturas e a maior precipitação pluviométrica da cidade. Sua rede hídrica contempla três bacias hidrográficas: Capivari, Guarapiranga e Billings. As duas represas fornecem água para cerca de 25% da população da Região Metropolitana.

Parelheiros recebeu este nome devido às diversas corridas de cavalos (parelhas) entre germânicos e povos originários. Antes era conhecido como Santa Cruz, porque existia uma cruz no local. A posse do território teve início em 1829, com a chegada de 94 famílias alemãs em 1.829, cujos remanescentes habitam até hoje a região.

Serviço
Programação da festa de domingo (7)

11h – Abertura da Casa de Cultura de Parelheiros
13h – Infantil – Dança Tik tok
14h – Luciana
14h45 – Radical Dance
15h – Ao Cubo
16h – Sampa Crew
17h – Art Ofício/Cleverson Luiz e Dudu Nobre
19h – Cerimonial
19h30 – Doce Encontro
20h40 – Felipe Araújo

Feira de artesanato
Parque Linear – Estrada da Colônia, s/nº

Agências especializadas para os passeios

Toca da Onça – (11) 95050-5082/(11) 99612-8858
Selva SP – (11) 94701-7138
Bike do Polo – (11) 99812-0497
Discovery Fellows – (11) 996168314
Okê Aventura – (11) 97409-8715
Infinity Soluções em Turismo – (11) 99500-8113
Ângulo Travel – (11) 98821- 4106


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.