Para reduzir acidentes, CET orienta motociclistas a usarem pista local da Marginal Pinheiros

0
1370

A sinalização de orientação tem caráter meramente educativo, não gerando autuações para quem trafegar pela pista expressa da Marginal Pinheiros

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) passou a orientar motociclistas que transitam pelo sentido Castello Branco da Marginal do Rio Pinheiros a usarem, preferencialmente, a pista local. Desde a última quinta-feira (21), nas pontes João Dias, Morumbi, Engº Roberto Rossi Zuccolo (Cidade Jardim) e Eusébio Matoso, faixas de vinil instaladas sobre a pista expressa da Marginal trazem a recomendação: “Moto Use Pista Local”.
Com isso, a expectativa é reduzir a gravidade dos acidentes envolvendo motos. Dados da CET apontam uma alta de 17,7% no número de motociclistas mortos no trânsito paulistano, de 2017 (311 fatalidades) para 2018 (366). Ainda segundo a análise da CET sobre acidentes com vítimas na cidade de São Paulo, perto de 30% dos acidentes fatais ocorrem pelo posicionamento entre faixas, fora da visão dos outros veículos. Outros 33% demonstram a perda de controle da moto, queda do condutor e morte.
Ao estimular o uso da pista local, a CET informa que “espera proteger os motociclistas e poupar suas vidas. Afinal, nessa pista a velocidade máxima permitida varia entre 50 e 60 km/h. Já na expressa, onde a velocidade regulamentada é de 90 km/h para veículos leves, os motoqueiros ficariam mais vulneráveis”.
O corredor da Marginal do Rio Pinheiros contabilizou, em 2018, dez acidentes fatais envolvendo motos, à frente de vias como Av. Aricanduva e Estrada de Itapecerica e o trecho urbano da rodovia como a Raposo Tavares.
A sinalização de orientação, visível nas quatro pontes, tem caráter meramente educativo, não gerando autuações para quem trafegar pela pista expressa da Marginal do Pinheiros. As faixas informativas são parte ainda do Programa Vida Segura, promovido pela atual gestão da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes com base no conceito de Visão Zero, partindo da premissa de que nenhuma morte é aceitável no trânsito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.