Ao todo, quase 5 mil bueiros foram limpos, 145 lixeiras repostas, 485 km de vias capinados e outros 470 km varridos
A Secretaria Municipal das Subprefeituras encerrou, no último sábado (27), mais uma rodada da Operação São Paulo Limpa, com ações simultâneas em todas as regiões da cidade, e finalizou o mês de setembro com mais de 400 toneladas de resíduos retirados das ruas da capital.
Ao todo, foram realizados quatro mutirões, que contemplaram 267 endereços com serviços de limpeza e zeladoria. No total, quase 5 mil bueiros foram limpos, 145 lixeiras repostas, 485 km de vias capinados e outros 470 km varridos, além de 2.199 árvores podadas e 245 removidas preventivamente.
As operações são realizadas simultaneamente, aos sábados, em todas as 32 subprefeituras, intensificando serviços de limpeza e zeladoria em regiões sensíveis a alagamentos e alvos de descarte irregular. Os serviços executados incluem varrição, pintura de guias, capinagem, poda e remoção de árvores, instalação de novas lixeiras, limpeza de bocas de lobo e galerias pluviais, além da manutenção de espaços e equipamentos públicos.
Todos esses serviços são contínuos e fazem parte da rotina diária de zeladoria da cidade, podendo ser solicitados pelos munícipes a qualquer momento nos canais de atendimento 156 da Prefeitura.
Além de melhorar o ambiente urbano e beneficiar diretamente os moradores das regiões atendidas, a Operação São Paulo Limpa também tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de descartar corretamente o lixo e outros resíduos sólidos em locais apropriados ou nos horários estabelecidos, diminuindo o risco de enchentes e outros transtornos.
Trabalho intensivo de limpeza
Somente no ano de 2024, a Secretaria Municipal das Subprefeituras retirou das ruas mais de 114 mil toneladas de entulho descartadas de forma irregular pela cidade.
É importante lembrar que a cidade de São Paulo conta com 128 ecopontos para o descarte, além de realizar a Operação Cata-Bagulho, que percorre as vias da capital, pelo menos uma vez por mês, fazendo a coleta gratuita de objetos volumosos e materiais sem uso.
A cidade conta com 128 ecopontos distribuídos para facilitar o descarte correto de materiais inservíveis e recicláveis. A localização dos ecopontos pode ser consultada no site da SMSUB.
A população também pode contar com a Operação Cata-Bagulho, que percorre mensalmente uma vez por mês todas as vias da cidade.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br