Operação Baixas Temperaturas acolhe a população vulnerável na Praça Floriano Peixoto

0
130
Créditos: Antônio Rufino

Com o apoio da Subprefeitura, OBT acolheu a quem mais precisa nos dias mais frios do ano

A cidade de São Paulo sofreu na última semana com uma forte onda de frio, inclusive registrando seu dia mais frio de 2024 em 11 de agosto. Até o dia 14 as temperaturas se mantiveram em baixa, com mínimas abaixo de 10º. E para quem está em situação de rua o frio é sentido de forma muito mais intensa, pois muitas vezes não tem acesso a agasalhos ou locais seguros para se proteger do frio. As temperaturas baixas potencializam doenças e infecções preexistentes nestas pessoas, podendo levar inclusive a óbito. Nesse contexto, foi acionada a Operação Baixas Temperaturas na região de Santo Amaro, na praça Floriano Peixoto, em frente ao número 420.

A Operação é acionada sempre que a temperatura ou a sensação térmica atingem 13º ou menos na capital, com o objetivo de acolher a população mais vulnerável. As tendas são armadas em pontos estratégicos e oferecem uma ampla estrutura que inclui a distribuição de refeições, cobertores, encaminhamentos para abrigos, atendimento médico e vacinação. No total são dez tendas espalhadas pela cidade, além dos agentes que buscam as pessoas em situação de rua para a distribuição de cobertores.

Na Praça Floriano Peixoto, ainda há um reforço no programa com a ação da Subprefeitura de Santo Amaro, em parceria com a Guarda Civil Metropolitana, também contribuindo na distribuição de cobertores e mantas, seguindo até as regiões de Campo Belo e Campo Grande.

O Grupo Sul News esteve presente na operação no dia 13 de agosto e pôde constatar a grande procura que o serviço teve já no começo do atendimento. A estrutura montada atendia às pessoas com agilidade e empatia, com alimento e cobertores para todos que procuraram a tenda.

A população também pode ajudar através da Central 156, na qual pode reportar uma pessoa em situação de rua para que seja feito o atendimento. O pedido pode ser anônimo, mas é importante ter o endereço da via em que a pessoa está (o número pode ser aproximado), citar pontos de referência e informar as características físicas e detalhes das vestimentas da pessoa a ser abordada.

A Operação Baixas Temperaturas é uma ação conjunta da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) com as pastas de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).  O atendimento começa às 18 horas e vai até a meia-noite.


 SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.