Apresentação reúne repertório que vai de Mozart a Villani-Côrtes, e estreia de obras do compositor Pedro Valladão
Mensalmente a Ofisa (Orquestra Filarmônica Santo Amaro), realiza um concerto no Teatro Paulo Eiró, onde mantém residência fixa desde 2017. O grupo, que já tem uma trajetória de mais de 20 anos, foi fundado pela maestrina Silvia Luisada como um projeto sociocultural formando músicos, compositores e público. Hoje se constitui de forma eclética, com apresentações que vão do estilo popular ao clássico.
Os espetáculos acontecem todo final de mês e são sempre com casa lotada e público que faz fila para garantir o lugar gratuito para ver a famosa orquestra do bairro.
Para a edição de setembro, a Ofisa prepara um concerto especial com diversidade de obras e gêneros musicais que vão do barroco, no solo de oboé com Albinone, a clássica Abertura Bodas de Fígaro de Mozart e ritmos brasileiros em sua essência, destacando o grande compositor Edmundo Villani-Cortes no concerto para vibrafone e orquestra.
“A gente acredita que a diversidade de repertório é muito importante para o conhecimento do público. Às vezes uma pessoa vem por causa de um Bohemian Rhapsody do Queen e de repente ela sai encantada com uma “ária de Offenbach”, com a soprano cantando. Então eu acredito que o nosso grande segredo é a diversidade de repertório e as explicações que eu faço em toda apresentação, porque a pessoa entende melhor a música instrumental”, comenta a maestrina.
Um outro destaque do concerto de setembro será a apresentação das músicas do jovem compositor Pedro Valladão, que irá estrear seus noturnos e o “arranjo sinfônico” de Carinhoso de Pixinguinha, este um pedido especial de Silvia.
“Carinhoso é uma composição que tentei pegar a letra e expressar a narrativa dela, então ela vira uma valsa, vira uma festa. Já os noturnos são composições que fiz há muitos anos, só que para piano. Sentia que faltava agora. Só muito tempo depois soube finalizar as melodias e desenvolvi para orquestra”, conta Pedro sobre o seu trabalho.
Para quem quiser ver a apresentação inédita, que acontecerá no próximo dia 28 de setembro, às 11h, é preciso garantir o ingresso no site do Teatro Paulo Eiró na sexta-feira (25), dois dias antes da apresentação.
Serviço:
Concerto Ofisa de Setembro
Quando: 28/09 – às 11h
Onde: Teatro Paulo Eiró
Gratuito com reserva de ingresso no site do teatro
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br