O sonho da viagem de trem-bala pode estar mais perto dos paulistas

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Créditos: Freepik

Projeto da TAV Brasil prevê linha de trem de alta velocidade ligando São Paulo ao Rio de Janeiro

Há pelo menos 20 anos, os brasileiros sonham com o dia em que poderão viajar de trem-bala pelas cidades e estados do país. O motivo é muito fácil de entender, além da rapidez da viagem, os trens também oferecem simplicidade de embarque, menos taxas a serem pagas, estações dentro dos centros urbanos, possibilidade de passagens mais baratas do que as da aviação e, claro, os benefícios ecológicos para o planeta.  

Ao longo dos anos, diversos projetos e propostas tentaram fazer uma linha de trem-bala no país. Foram propostas que começaram a circular ainda na década de 90 e atravessaram o tempo sem nunca sair do papel. Nem mesmo os grandes eventos sediados pelo Brasil, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas Rio 2016 foram capazes de fazer uma linha ferroviária de alta velocidade surgir por aqui. Mas agora, uma nova proposta ganha vida e anima os paulistas. Abaixo, você conhece mais sobre o projeto. 

Conhecendo o trem-bala

Trem-bala é construindo com matérias mais leves e pode revolucionar o transporte no Brasil. Créditos: Freepik

O trem-bala, ou trem de alta velocidade, é um dos meios de transporte mais modernos que existem. Desenvolvido na década de 1950 no Japão, tinha o objetivo de conectar duas cidades daquele país de forma rápida e eficiente. Para isso, sua engenharia envolve o uso de materiais mais leves como alumínio e ligas metálicas avançadas, design aerodinâmico, que reduz o consumo de energia e mantém altas velocidades, e motores elétricos de alta eficiência. Em alguns casos, modelos de trem-bala usam tecnologia de levitação magnética, em que o trem não tem contato direto com o trilho, o que permite velocidades ainda maiores.

Um outro fator deste tipo de transporte é que os trilhos são construídos com alta precisão. Eles são mais retos, com poucas curvas, o que ajuda a manter a velocidade.  

A segurança também é um ponto forte do modelo, contando com sistemas modernos de frenagem de emergência que podem ser ativados manualmente, computadores que regulam a velocidade e previne colisões entre os carros. Para que tudo isso funcione adequadamente, é preciso uma manutenção frequente e atenta. 

Os benefícios para o Brasil     

Com esse tipo de trem, o Brasil não só melhoraria sua estrutura de transporte, desafogando os aeroportos e rodovias, como também a economia, com a geração de empregos nas cidades e territórios que estiverem na trajetória da linha férrea. 

Uma outra vantagem é a baixa emissão de carbono dos trens, o que também vai de encontro às questões ambientais e melhorar os índices do país em relação à emissão de carbono. 

TAV São Paulo-Rio

Em fevereiro de 2023, notícias sobre uma linha de trem-bala animaram paulistas e fluminenses. A TAV Brasil (Trem de Alta Velocidade no Brasil), empresa fundada em 2021, ganhou autorização para o estudo de viabilidade de uma linha que irá ligar os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. As conclusões devem ser entregues para a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) até dezembro de 2024, para que os próximos passos sejam dados. 

Segundo a empresa, tudo está dentro do cronograma planejado. Com isso, após estudo e conclusão, os próximos passos são a desapropriação de terras, que deve acontecer até dezembro de 2025, e a construção da linha, que está programada para começar em 2027. Já a inauguração da linha está prevista para 2032. 

A linha férrea de trem-bala brasileira irá passar por dois estados: São Paulo e Rio de Janeiro. O objetivo é ligar as duas capitais por um sistema de transporte rápido e moderno. 

Ao longo do trajeto, estações secundárias também são pensadas para estar no caminho da linha, e as cidades escolhidas foram São José dos Campos e Volta Redonda. Já as estações principais devem ficar no bairro de Santa Cruz no Rio de Janeiro e em Pirituba, zona noroeste da cidade de São Paulo. 

Aqui encontra-se um ponto crítico do projeto, pois todas as estações estão previstas para locais longe dos centros das cidades, o que rompe com o princípio inicial do trem-bala de estar com fácil acesso. A ferrovia também passa por pelo menos 20 municípios e só vai ter quatro estações. Isso pode não ser benéfico para o projeto, visto que muitas cidades terão que ceder terrenos à linha mas não terão nenhum benefício sobre o transporte. 

Outro ponto que precisa ser levantado é com relação ao preço que as passagens podem custar. A intenção é desafogar as rodovias e aeroportos, mas para isso, o valor das passagens precisa ter um bom custo-benefício. A previsão do custo é que a passagem, no ano de inauguração, terá valores entre R$ 300 a R$ 500.  

Trecho da linha de trem-bala brasileiro tem previsão de passar por cidades como São José dos Campos e Volta Redonda. Créditos: Reprodução Internet

E quem vai pagar pela construção?

O investimento para a construção da estrada de ferro é de R$ 50 bilhões, que virá da iniciativa privada.  A ideia da TAV é usar 20% do seu capital próprio e 80% via financiamento, que inclui fundos de pensão, investidores nacionais e internacionais, BNDES e agências multilaterais de crédito. A empresa terá 99 anos de concessão para a exploração do trecho”.  

Se o projeto sair do papel, o Brasil se juntará a um grupo seleto de países que inclui Alemanha, Noruega, França, China e Japão, que contam com a modalidade de transporte. 


 SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

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