O primeiro debate eleitoral e o baixo impacto nas campanhas

0
112

Apesar de movimentar as redes sociais, o primeiro debate do pleito de 2024 deve gerar poucos efeitos

A temporada de debates eleitorais municipais foi aberta na última quinta-feira (08) com a plenária da emissora Band. O debate foi uma mescla de momentos em que os candidatos respondiam a perguntas dos jornalistas e depois realizavam perguntas entre si. A noite foi marcada por troca de acusações, ofensas, além de grosserias e falácias que fizeram sucesso nas redes sociais. De forma geral, saiu tudo dentro do que os analistas políticos e assessores de campanha estavam esperando. Todavia, esse primeiro debate deve gerar poucos impactos nas intenções de voto.

Ao analisar a situação, temos que lembrar que esse foi apenas o primeiro debate, que aconteceu às 22h30 em um dia de semana, há pouco mais de um mês das eleições. Os trabalhadores, que realmente fazem peso nas eleições, ainda não estão preocupados com o pleito e deixam para acompanhar as propostas e projetos mais próximo da data de escolha dos novos representantes. 

Apesar de momentos bem acalorados, o debate não fugiu do roteiro. O atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), que tenta a reeleição, foi o mais atacado pelos concorrentes. Algo bem comum de se ver, uma vez que aqueles que tentam se reeleger têm projetos realizados ao longo dos anos à frente da prefeitura para mostrar. No entanto, Nunes é considerado o vencedor do debate, por ter conseguido se desviar das armadilhas dos concorrentes sem perder a linha e nem partir para grosserias e falas de impacto apenas para redes sociais. 

O mesmo não se pode dizer de Pablo Marçal (PRTB), que investiu na tática de falar sem papas na língua e usando expressões que viralizaram nas redes entre seus apoiadores. Já Datena (PSDB), apesar de ser comunicador, não estava em seu melhor dia e não conseguiu elucidar suas propostas de forma clara para o eleitor. 

Guilherme Boulos (PSOL), o único com experiência em debates entre os candidatos, não surpreendeu e apenas manteve o desempenho que era esperado dele, enquanto Tábata Amaral (PSB), que apesar de ter tido bons momentos no debate, foi a candidata ignorada pelos adversários no confronto direto. 

A noite rendeu debate entre os eleitores nas redes e memes que repercutiram ainda na sexta. Contudo, a campanha eleitoral está apenas começando e os próximos embates devem ter ainda mais peso nas candidaturas. O próximo confronto entre os concorrentes será realizado pela TV Cultura no dia 15 de setembro, o que já deve gerar mais impactos nas intenções de voto, devido a estar mais perto do dia da eleição e por a época em que a campanha eleitoral estará no auge.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.