O 28º aniversário de fundação do Museu de Santo Amaro que tem como mantenedor e curador o CETRASA

0
1

Museus tem o objetivo de preservar a história e cultura do bairro

Às vésperas das comemorações do aniversário de Santo Amaro, em 14 de janeiro de 1998, nascia em um diminuto espaço na sede do Cetrasa – Centro das Tradições de Santo Amaro, o Museu de Santo Amaro.

A iniciativa era voltada a resgatar a cultura e a história de cada bairro da cidade. Santo Amaro, acolheu o projeto e por meio de ato administrativo da Administração Regional de Santo Amaro do ano de 1997, se deu a nomeação da comissão organizadora, que contou com a participação de vários membros tradicionais da sociedade santamarense, dentre os quais, o atual presidente do Cetrasa, Dr. José Carlos Bruno, como membro tradicional da sociedade santamarense; o ex-presidente do Cetrasa, Sr. Alexandre Moreira Neto, o artista plástico Algacyr da Rocha Ferreira, representando a Associação dos Artistas Plásticos de Santo Amaro – AASA.

Além das pessoas físicas de Plínio Moreira Schmidt; Carlos Sgarbi Neto; Maria José Diniz; Ana Lúcia Diniz; Mario Reimberg Christi; Henrique Hessel Roschel, dentre outros na condição de membros tradicionais da sociedade santamarense, e servidores públicos das administrações regionais da região.

A inauguração contou com a presença de autoridades e personalidades, dentre as quais, o secretário das Administrações Regionais Alfredo Mário Savelli, o idealizador do projeto, o poeta Paulo Bomfim (que neste ano serão celebradas as comemorações do seu centenário de nascimento), o historiador e advogado santamarense Dr. Edmundo Zenha, além de santamarenses em grande proporção.

Os anos permitiram que a pequena área de exposição, fosse sendo ampliada com a doação de bens e pertences das famílias de santamarenses.

Nos últimos sete anos o Museu de Santo Amaro, passou a ser conhecido além dos limites territoriais de Santo Amaro e o trabalho reconhecido por instituições voltadas à defesa da história e a cultura, além de exposições itinerantes em festas de grande repercussão de público, como a MaiFest e a BrooklinFest organizadas pela Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin, ações com instituições tradicionais da região de Santo Amaro, como o Rotary Club São Paulo – SANTO AMARO e o Grupo Escoteiros Santo Amaro e próprio Grupo Sul News de Jornais.

O mantenedor e curador do acervo do Museu de Santo Amaro é o Centro das Tradições de Santo Amaro – CETRASA, sendo que as visitas são realizadas mediante prévio agendamento e deverão começar a ocorrer no mês de fevereiro de 2026, cujas datas e formas de agendamento serão comunicadas em breve pelas redes sociais da entidade.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.