Novembro Azul: Um lembrete aos homens para cuidar da saúde

0
74
Créditos: Freepik

Mês é marcado por campanha que alerta sobre o câncer de próstata, sua prevenção e cuidados

O 11° mês de 2024 começou e com ele inicia-se a campanha de Novembro Azul. A ação, realizada no mundo inteiro, tem o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), no Brasil, este tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. A doença consiste no crescimento irregular das células da próstata, uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. A próstata produz parte do sêmen, líquido que contém os espermatozoides e é liberado durante o ato sexual.

Considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas nos estágios iniciais, podendo aparecer queixas como dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, demora em começar e terminar de urinar e sangue na urina ou no sêmen, apenas quando a doença já está em estado avançado.

Por isso, os exames de prevenção como o toque retal e PSA (exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata) são tão importantes. “O exame de toque é muito efetivo na detecção da doença. Ele é indolor e de graça, levando em conta que é feito durante a consulta médica. Não requer laboratório, não requer nada especial. E quando ele se junta com o PSA, que é outro exame de sangue barato, tem uma alta taxa de eficiência no combate à doença”, explica o médico urologista Davi Constantin, do Instituto da Próstata do Hospital Moriah.

O tratamento para o câncer de próstata irá depender do tipo e estágio da doença. Entre as opções estão cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou a observação vigilante, um acompanhamento para os casos considerados de baixa gravidade, visto que na maioria dos casos, o tumor cresce de forma lenta, levando cerca de 15 anos para atingir 1 cm³, e não ameaça a saúde do homem.

A prevenção à doença é, portanto, através de uma rotina de exames urológicos recomendados a partir dos 50 anos para homens que não tenham histórico na família ou demais condições de aparecimento da doença como o sobrepeso. “Ter uma boa alimentação, praticar atividade física, tratar as comorbidades, como diabetes e hipertensão, dormir bem e fazer o acompanhamento médico adequado, são ações que diminuem o risco da doença. Descobrir a doença em fase inicial é importante porque a taxa de cura chega a 95%, ou vai aparecer depois, num estágio em que a taxa de cura está em 40%”, completa o médico.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.