Unidade já está funcionando 100% em novo endereço e poderá realizar até 30 mil atendimentos por mês.
Na manhã da última quarta-feira (19/06), aconteceu a entrega das novas instalações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Amaro, que pertence a Supervisão Técnica de Saúde (STS) Santo Amaro/ Cidade Ademar. A unidade, que antes estava localizada na Rua Dr. José Sylvio de Camargo, agora passa a realizar os atendimentos na Rua Promotor Gabriel Netuzzi Perez, 41, cerca de 400 metros do antigo endereço. O novo espaço foi aberto ao público na quinta-feira, 20 de junho.
O evento de entrega da UPA contou com a presença do Prefeito Ricardo Nunes, do Secretário de Saúde Luiz Carlos Zamarco, de vereadores como Marcelo Messias, Eli Teruel, Rodrigo Goulart, Janaina Lima e da subprefeita da região Thamyris Nagell.
A UPA foi inaugurada em 2018 pelo então prefeito Bruno Covas, estava alocada em um prédio de 2 mil metros quadrados, realizando 20 mil atendimentos por mês 24 horas por dia e contava com uma equipe de 420 funcionários. No entanto, o antigo prédio limitava um pouco o trabalho na unidade, com salas apertadas, junção de especialidades no mesmo ambiente e apenas 30 leitos hospitalares.
Com isso, a prefeitura repensou o espaço e trancou, não só com um plano de melhoria, mas também de ampliação dos serviços. “A UPA Santo Amaro foi inaugurada com previsão para atender 15 mil pessoas, mas que estava atendendo 20 mil. A gente dá um passo muito importante com a ampliação desse equipamento”, contou o prefeito Ricardo Nunes durante cerimônia de entrega do novo prédio.
A nova instalação seguirá aberta 24h, mas agora funcionará em um prédio de 3 mil metros quadrados, que dará dinamismo para a equipe médica. Também passa a ter 40 leitos e poderá realizar até 30 mil atendimentos por mês. Claro que para ter esse aumento, também foram feitos investimentos em pessoal e agora o quadro de funcionários passará a contar com 620 colaboradores.
“As novas instalações da UPA Santo Amaro irá melhorar o atendimento da população, o equipamento ganha nova infraestrutura, postos médicos mais amplos, maior espaço para acomodação de pacientes, além do aumento do número de profissionais” comenta a subprefeita Thamirys.
A UPA também contará com um ‘miniLab’, um laboratório que dispõe de equipamentos compactos e automatizados, permitindo a realização de exames diretamente na unidade. Segundo o Secretário de Saúde do município, Luiz Carlos Zamarco, com o ‘miniLab’ os resultados de exames poderão ficar prontos em até 20 minutos.
O gerente médico da UPA, Dr. Alexandre Dias de Castro complementa, “Agora contamos com a especialidade de cirurgia geral 24h por dia, que irá realizar atendimentos que antes eram feitos em parceria entre clínica médica e ortopedia. Com isso a gente centraliza em um profissional mais capacitado”, diz.
O investimento na implantação da unidade neste novo local totalizou R$ 5.610.721,35. A unidade tem a gestão da Organização Social Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) e o custeio mensal de operação será de R$ 4.266.482,00.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br
O que adianta prédio novo e péssimo atendimento.