Equipamento tem objetivo de promover capacitações sobre técnicas de cultivo agroecológico, além de apresentar tecnologias sustentáveis
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), inaugurou na terça-feira (03), a segunda escola estufa do programa Sampa+Rural, equipamento voltado para a capacitação e apresentação de técnicas de cultivo agroecológico, além de apresentar tecnologias sustentáveis de produção e de enfrentamento às mudanças climáticas. A cerimônia de inauguração foi realizada na Casa de Agricultura Ecológica da zona sul, em Parelheiros, contando com a presença de autoridades e de produtores da cidade e organizações que atuam com agricultura, que puderam conhecer o novo espaço.
“As escolas estufas além de conscientizar a população sobre a importância de ter uma alimentação balanceada e saudável, também apresenta técnicas e recursos de cultivos orgânicos de diferentes maneiras, incentivando a criação de canteiros e hortas urbanas”, comentou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Eunice Prudente. “Deste modo, o cidadão pode produzir para consumo próprio, ou até mesmo aperfeiçoar técnicas de manejo e gerar renda por meio da agricultura na cidade”. finalizou.
Esta é a segunda estufa inaugurada pelo programa Sampa+Rural, da Prefeitura de São Paulo. Em setembro, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho inaugurou na Subprefeitura Freguesia/Brasilândia a primeira unidade, que conta com infraestrutura completa para receber agricultores, munícipes e bolsistas do POT das zonas norte, centro e oeste para capacitações e visitas.
Em Parelheiros, a segunda estufa foi montada com base feita em bambu, buscando demonstra uma técnica construtiva sustentável para o equipamento, que possui uma dimensão de 30m x 8m². O local também conta com acessibilidade para cadeirantes e bancos de hiperadobe, estimulando reuniões e visitas. No espaço serão cultivados hortaliças, legumes, raízes, ervas e temperos dos mais variados tipos.
A estufa apresenta três técnicas de cultivo: direto no solo, canteiro elevado e canteiro suspenso. O objetivo é apresentar aos visitantes diferentes formas de produção agrícola, ilustrando diversas possibilidades para a criação de novas hortas e canteiros produtivos.
Durante a agenda de inauguração da estufa também foram realizadas entregas para os agricultores paulistanos.
Em seguida à cerimônia de inauguração, foi realizada uma roda de conversa com agricultores sobre avanços e propostas para o programa Sampa+Rural, que irá subsidiar as estratégias do programa para o próximo ano.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br