Não é hora de escolher vacina

0
598

Um fato paradoxal nos assombra: mesmo com toda a informação disponível sobre a importância da vacinação contra a Covid-19, há quem ainda queira escolher um imunizante específico. É preciso que a população entenda, de uma vez por todas, que todas as vacinas disponíveis no Brasil são eficazes, seguras e foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Qualquer imunizante, não só contra a Covid-19, pode causar reações, geralmente leves e de curta duração. Já aplicamos mais de 6 milhões de doses de vacinas antiCovid, entre primeira e segunda doses, e até o momento não tivemos, felizmente, nenhum registro de complicações pós-vacinação na cidade de São Paulo.

Concluída a imunização dos grupos prioritários e com a ampliação do número de munícipes a serem vacinados, essa tentativa de selecionar determinada vacina e rejeitar outra tem se agravado. Definitivamente, não é hora de escolher vacina. Não se escolhe algo que pode salvar sua vida e a de outras pessoas. Não se trata de uma vitrine de seleção de produtos. A melhor vacina é aquela que você recebe. Somente quando a maior parte dos brasileiros estiver imunizada, estaremos seguros.

Até que isso ocorra, todos, inclusive aqueles já vacinados, devem continuar respeitando as medidas sanitárias preventivas, como a correta utilização de máscara, distanciamento físico e higienização frequente das mãos. Esses protocolos só poderão ser flexibilizados após a imunização da maioria da população.

Já ultrapassamos a trágica marca de 500 mil mortes por Covid-19 no Brasil, mais de 32 mil delas apenas no município de São Paulo. Estamos há quase um ano e meio vivendo este pesadelo e somente com o bom senso e a responsabilidade de toda a sociedade conseguiremos vencer esta batalha. Vacine-se, por você e por todos. O momento é de escolha pela saúde e pela vida.

EDSON APARECIDO é secretário municipal da Saúde de São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.