Jogos e instalações lúdicas da exposição temporária Essa Nossa Canção estarão disponíveis em diversos espaços da instituição
O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, prepara uma programação gratuita repleta de jogos e instalações lúdicas para crianças de todas as idades e suas famílias ao longo de janeiro, mês de férias da garotada.
De 9 ao dia 26, sempre de terça a sábado, das 10h às 17h, promoverá o Estação Férias – Brincadeiras Musicais, cujas atividades se relacionam com o universo da exposição temporária, Essa Nossa Canção, sobre a relação da língua portuguesa com a canção popular brasileira, que segue em cartaz.
No Estação Férias – Brincadeiras Musicais, formado por artistas educadoras, viabiliza experiências sensíveis e criativas do livre brincar. Um dos destaques é o Labirinto da Composição, no qual será possível mergulhar em um emaranhado de palavras de diversas canções para recompô-las livremente. Haverá ainda um microfone à disposição para os presentes soltarem a voz e jogos da cultura popular brasileira.
Já nos sábados 13 e 20 de janeiro e no aniversário da cidade de São Paulo, no dia 25 de janeiro (quinta-feira), o Estação Férias – Brincadeiras Musicais também ocupará a calçada do Saguão B com um festival com apresentações artísticas e, claro, mais brincadeira.
Todas as atividades do Brincadeiras Musicais dialogam com o tema da exposição temporária Essa nossa canção. A mostra aborda a relação da língua portuguesa com a canção popular brasileira por meio de músicas de diversos gêneros musicais – da bossa nova ao rock, do funk ao forró, do samba ao piseiro – em experiências audiovisuais e imersivas.
Faixas de Noel Rosa, Cartola e Chico Buarque se misturam a canções famosas na voz do grupo Racionais MC’s e de MC Marcelly, uma diversidade que agrada pessoas das diversas faixas etárias, promovendo trocas interessantes entre idosos, adultos e crianças.
Uma das experiências que mais chamam a atenção da criançada é a linha do tempo Do Cilindro à Nuvem, que reúne aparelhos e objetos utilizados para a gravação e reprodução de canções desde o fim do século 19. É comum observar quem tem mais de 30 anos explicando como funcionava o walkman para quem tem 20 anos ou menos e só ouve música pelo celular, por exemplo.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br