Município cria a Frente Parlamentar do Cooperativismo

0
34
Rodrigo Goulart; ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues; Dep. Est. Vitor Lippi; Marina Bragante; Sandra Santana; Guilherme Piai; Ricardo Nunes; Edivaldo Del Grande

O PR vai de encontro com a Agenda 2030 que busca atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Encerrando o mês de junho ocorreu em São Paulo, 30, a oficialização da Frente Parlamentar do Cooperativismo. A cerimônia aconteceu durante a 5.ª edição da Semana do Cooperativismo, cujo evento pela primeira vez fora da Câmara Municipal de São Paulo(CMSP) foi sediado na OCESP, Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo, e reuniu parlamentares, cooperativas, representantes públicos e do setor privado. Criado pela Vereadora Sandra Santana (MDB) o Projeto de Resolução n.° 10/25 submete a Frente Parlamentar do Cooperativismo, e pretende apoiar o mercado sustentável, a distribuição de renda e fomentar a geração de empregos, além de combater a exclusão social.

O presidente da OCESP, Edivaldo Del Grande, agradeceu a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) e acrescentou: “Todo esse movimento aqui hoje é de força coletiva. É gente se unindo para crescer com melhoria de vida”, e cumprimentou os integrantes que compõem a Frente: Vereadores Marina Bragante (REDE) e Marcelo Messias (MDB).

“Temos acompanhado a trilha de 30 Cooperativas, com orientação documental de regularização, prestando treinamento financeiro de precificação e também a valorização da mão de obra. Inclusive temos apoiado 16 delas com aluguel mensal pelo espaço que operam. Toda capacitação junto a OCESP tem sido baseada na sustentabilidade, proteção do meio ambiente e atenção às mudanças climáticas”, disse Rodrigo Goular, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Em discurso, o prefeito Ricardo Nunes recordou a queda no número de desempregados: “Estamos com o menor índice de desemprego da série histórica desde 2012, 5,8%. E isso é reflexo entre outras realizações do associativismo e cooperativismo que é fundamental na geração de emprego e renda na cidade. Tive orgulho em 2018 ao aprovar a Lei do Programa SP Coopera, que coordena ações de incentivo aos trabalhadores. E sempre que eu puder, estando prefeito ou não, participarei de eventos em promoção ao setor”, e finalizou agradecendo a presença e apoio das instituições privadas Unimed, Uniodonto e Unicred.

“Não dá pra falar sobre Cooperativismo sem falar da participação das mulheres, que exercem papel de liderança e sustentam suas famílias, além de gerar impacto social positivo. Apoiar o Cooperativismo especialmente nas periferias é fortalecer também a autonomia econômica e independência das mulheres”, comentou a vereadora Marina Bragante, que mais cedo em evento na CMSP lançou o Elo Ambientalista da Rede Sustentabilidade, para discutir e apresentar soluções diante da emergência climática.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.