Muay thai muda vidas com sua filosofia de respeito e hierarquia

0
26
Da esq. para dir.: Josenildo Ferreira e mestres de muay thai Rogério Nobre e Carla Nobre. Crédito: Victor Pontalti

Hatha Muay, equipe de muay thai de Parelheiros, aposta no esporte como transformador de mentalidades

O muay thai, ou boxe tailandês como também é conhecido no Brasil, é uma arte marcial que tem suas origens há mais de dois mil anos na Tailândia, país do sudeste asiáitico. Diferente do boxe, que tem ênfase nos socos e precisão da técnica, o muay thai utiliza uma variedade de golpes como socos, chutes, joelhadas e cotoveladas, sendo chamado de “a arte das oito armas”. Para além dos movimentos de luta, o muay thai também trabalha questões como disciplina, postura, respeito e autocontrole.

Essa arte marcial acaba atraindo muitas pessoas em busca de emagrecer, visto que em uma hora de aula, pode-se perder entre 600 a 900 calorias. Contudo, muito mais do que uma atividade física, o muay thai pode mudar vidas como fez pelo atleta de muay thai, Jovenildo Ferreira, mais conhecido como Ferreira, que começou a praticar o esporte com o objetivo de diminuir o peso e hoje participa de competições esportivas.

“O muay thai foi motivo de grande transformação na minha vida. Eu pesava 110 kg e precisava emagrecer. Comecei a frequentar uma academia e lá tinha aulas de muay thai e passei a ir. Vi que tinha uma ligação com a arte marcial e que precisava fazer mais. Busquei a equipe Hatha Muay, do mestre Rogério, e fui aceito por eles. Lá não perdi apenas peso, mas ganhei uma nova mentalidade. Hoje, aos 54 anos e com 85 kg, sou atleta, participo de competições e estou cursando faculdade de educação física graças ao esporte”, conta Ferreira.

Para Rogério Nobre, o grão mestre da equipe Hatha Muay, de Parelheiros, Zona Sul da capital, a competição é apenas uma parte da prática do muay thai, que tem um filosofia transformadora que pode fazer a diferença na vida em sociedade. “Fundei a equipe em 2009, o objetivo era não só trabalhar com a parte física do esporte, mas também com a parte filosófica. Dentro dos treinos, nós temos aulas voltadas para o trabalho físico, é a melhora física dos atletas, que é um grande chamariz para atrair alunos. Uma vez que os alunos estão dentro do nosso espaço, a gente começa a introduzir alguns comportamentos novos, como respeito, hierarquia e as filosofias do esporte. O ponto principal da minha equipe é fazer com que as pessoas adquiram um comportamento marcial, um comportamento social diferente. A maior parte do público hoje não busca isso. Acaba descobrindo ao longo dos treinos e consequentemente mudando comportamentos”, explica o mestre.

No próximo domingo (25), a equipe Hatha Muay irá participar do Desafio War Muay Thai, um campeonato de muay thai que acontecerá na Vip Station em Santo Amaro, às 11h. A equipe concorre em três categorias e Ferreira, que é um dos atletas participantes, comenta: “Estou preparado e confiante. Estou bem mentalmente e fisicamente, e vou fazer o melhor e esperar o resultado”. Já o mestre complementa, “o principal para nós é exatamente isso, é o aluno se sentir confortável e estar lá em cima. Os três atletas que vão competir estão bem empolgados, todos se sentindo bem preparados e confiantes”, finaliza.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.