Organizada em quatro núcleos temáticos, a mostra apresenta pinturas, esculturas, xilogravuras entre outros objetos
Com abertura no sábado 9 de agosto e visitação até 28 de dezembro, a exposição “Eu sou o Brasil: artistas populares” ocupará o Sesc Santo Amaro com um conjunto de 57 obras pertencentes ao Acervo Sesc de Arte, reunindo produções de artistas autodidatas de diferentes regiões do Brasil.
Produzida a partir de uma seleção criteriosa do curador Renan Quevedo, a mostra, que evidencia a relevância da coleção de artes visuais do Sesc São Paulo, inclui pinturas, esculturas, xilogravuras e objetos que revelam a pluralidade e a potência simbólica da chamada arte popular, força criativa marcada pela ancestralidade, pela memória coletiva e pela resistência.
Organizada em quatro núcleos temáticos – Fauna e Flora, Cotidiano, Ofícios e Festas –, a exposição reúne obras de 30 artistas do Norte ao Sul do Brasil. São eles: Maria Lira Marques, J. Borges, J. Miguel, Manoel Graciano, Francisco Graciano, Carmézia Emiliano, Mirian, Berbela, Jasson Gonçalves, Cornélio, Louco Filho, Agostinho Batista de Freitas, Waldomiro de Deus, Zica Bergami, Mestre Saúba, Mestre Molina, José Bezerra, Aberaldo Santos, José Antônio da Silva, Ranchinho, Juracy Mello, Nilson Pimenta da Costa, Neves Torres, Neri Agenor de Andrade, Paulo Orlando da Silva, Suene Oliveira Santos, Véio, Gersion de Castro Silva, Maria de Lourdes, Nilo e Cornélio.
“Aqui, nos distanciamos do caráter ingênuo ao qual a arte popular foi associada – e ainda é – para orgulhosamente descortinarmos seus aspectos e contornos densos, ambivalentes, extraordinários e profundos. Com a transmissão de saberes entre sucessores, de geração em geração, são consolidados pilares culturais e pertencimentos sociais, contribuindo para a formação de comunidades atentas ao imaterial, à ancestralidade e às permanências”, defende Quevedo no texto curatorial da exposição.
Serviço:
Exposição Eu Sou o Brasil: artistas populares
De 9 de agosto a 28 de dezembro
Sesc Santo Amaro
Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, São Paulo.
De terça a sexta: 10h às 21h. Sábados, domingos e feriados: 11h às 18h.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br