Mostra cultural “Pêssankas, a arte milenar ucraniana” chega ao BoaVista Shopping

0
42
Consulado da Ucrânia em visita ao BoaVista Shopping

Mostra fica em cartaz até 30 de abril no segundo andar do shopping

Até 30 de abril, o BoaVista Shopping apresenta a mostra cultural “Pêssankas, a arte milenar ucraniana”, sob a curadoria de Maurício Coutinho, produção de Mara Porto, consultoria do Consulado Honorário da Ucrânia/SP, Sociedade Brasileira-Ucraniana “Unificação”, Câmara de Indústria, Comércio e Inovação Brasil-Ucrânia e Representação Central Ucraniano-Brasileira, dos artistas de pêssankas Vilson Kotviski e Izabel Iaczuk e o apoio cultural da Casa Castro.

“A exposição é de suma importância para nossa comunidade, pois leva ao conhecimento de um público cada vez maior, como o do BoaVista Shopping, todo o artesanato milenar, que passa de geração em geração de nossa nação”, afirma Jorge Rybka, Cônsul Honorário da Ucrânia.

No conjunto das tradições ucranianas, a mostra também traz as delicadas Pêssankas, ovos manuscritos e coloridos, com uma linguagem própria de símbolos que representam a prosperidade, saúde e paz, na época da Páscoa na Ucrânia.

A beleza simples do ovo

Na história do povo ucraniano sempre esteve presente uma tradição de colorir ovos na época em que o Sol voltava triunfante, eliminando a neve que cobria a rica terra negra da Ucrânia. Em escavações arqueológicas, foram encontrados indícios desta arte a mais de 3.000 anos antes de Cristo, sendo que naquela época, eram utilizadas ferramentas muito rústicas para se confeccionar uma pêssanka. A explicação para o interesse do ser humano pelo ovo está no fato do mesmo possuir uma magia incrível, pois de uma forma simples e rude, surgiria a vida.

A produção da pêssanka

Para confeccionar uma pêssanka, são utilizados o bico de uma pena, uma vela acesa e cera de abelha. A vela serve para aquecer a pena para então derreter a cera de abelha. Então simplesmente isolam-se as cores com a cera. Começa pelo próprio branco da casca, onde se faz tudo o que ser quer nesta cor, com isso, mergulha todo ovo na tinta amarela. O que acontece é que a cera não deixa a tinta penetrar onde tem cera. Depois se preenche o que quer com amarelo e mergulha no laranja, e se repete da mesma forma, indo para o vermelho e por último o preto que dá o fundo. No final o ovo está todo escuro, e então é que vem a ‘mágica’, onde se derrete a cera e revela a pêssanka.

Serviço
Mostra cultural Pêssankas: Arte Milenar Ucraniana
Até 30 de abril
Shopping Boa Vista
Rua Borba Gato, 59
@boavistashopping


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.