Moradores organizaram manifestação na Chácara Santo Antônio 

0
18
Créditos: A3 Agência de Imagens e Notícias

Passeata aconteceu depois da morte do delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior no bairro 

No último sábado (18), moradores da Chácara Santo Antônio percorreram as ruas do bairro na manifestação SOS Chácara Santo Antônio. O ato foi organizado em um grupo de WhatsApp por moradores locais. O objetivo era pedir por mais segurança na região. 

O ato foi alinhado depois que o delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, foi assaltado e morto na Rua Amaro Guerra. O crime foi gravado por câmera e amplamente divulgado nas redes sociais. Segundo moradores do bairro, os crimes de assalto têm se intensificado na região desde outubro passado. 

A passeata foi divulgada nas redes sociais e percorreu as ruas do bairro, saindo da Rua da Paz e indo até o local onde o delegado foi assassinado. A maior parte dos manifestantes vestia roupas pretas e carregavam cartazes que pediam por mais ações da polícia e menos violência. Durante a caminhada os participantes gritaram palavras de ordem como as que pediam pelo fim da “saidinha”, o direito que os presos, em regime semiaberto, têm de sair temporariamente da prisão para visitar a família ou realizar atividades sociais. 

Ana Claudia Andrade, uma das moradoras que organizou a manifestação contou que o bairro tem vivenciado sequências de assaltos. “A coisa se intensificou depois da morte do delegado. Já tínhamos feito abaixo-assinado, acionamos parlamentares para fazer um ofício ao Secretário Municipal de Segurança do Estado, pressionamos o CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) e continuamos vivendo situações de insegurança, por isso fizemos a manifestação”, contou.

Em um momento de fala dos organizadores, eles pediram por mais viaturas circulando pelo bairro, mais rondas de moto e câmeras do programa Smart Samba no bairro. 

Em questionamento, a presidente do CONSEG Santo Amaro, Luciana Vieira, informou que “desde o final de outubro convidamos os moradores para uma reunião extraordinária, realizada no JOCAM e propusemos aos moradores a formação de grupos para adesão voluntária e implantação do Programa de Vizinhança Solidária, no bairro. Acreditamos que o perfeito entendimento e a unicidade de propósitos otimizarão o processo. Continuamos com este objetivo. Temos vários grupos implantados neste CONSEG em outros bairros com excelentes resultados”, afirmou. Também informou que o conselho foi responsável por acionar os apoios da PM e GCM a fim de salvaguardar a integridade física de todos na via pública. 

Em atualização. 


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.