Moradores de São Paulo já podem enviar propostas para o Orçamento 2022

0
524

As sugestões dos cidadãos para a formulação do Orçamento de 2022 podem ser enviadas até 2 de maio. Neste ano os moradores da capital também poderão contribuir com propostas para a formulação do Programa de Metas 2021-2024 e do Plano Plurianual 2022-2025


Os moradores da cidade de São Paulo já podem enviar pela internet suas propostas para o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2022, pelo site Participe+. As sugestões dos cidadãos para a formulação do Orçamento de 2022 podem ser enviadas até 2 de maio.

Após o término do prazo, todas as sugestões enviadas serão analisadas e priorizadas pelos integrantes dos 32 Conselhos Participativos Municipais em reuniões virtuais. Cada Conselho definirá até 15 propostas, que serão apresentadas para votação popular pela internet – as escolhidas de cada Subprefeitura seguem para a próxima etapa da elaboração da PLOA 2022.

Neste ano os moradores de São Paulo também poderão contribuir com propostas para a formulação do Programa de Metas (PdM) 2021-2024 e do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, por meio deste link no site Participe Mais. Diferentemente das propostas voltadas à PLOA 2022, nestas ferramentas de participação os cidadãos podem sugerir ações que abarcam um período maior de desenvolvimento e implantação.

No ano passado, a população participou na formulação do Orçamento. Os moradores da capital enviaram 3.519 propostas. A Secretaria da Fazenda recebeu 43.831 votos que foram encaminhados por 17.818 cidadãos, que se cadastraram no portal Participe+. A página da votação das propostas do Orçamento teve 65.779 visitas. Ao final, 70 projetos foram incorporados ao Orçamento.

As propostas incorporadas de 2020 estão na aba “Monitoramento” do Participe+, aqui: participemais.prefeitura.sp.gov.br/budgets/1/executions

Audiências públicas

Por conta da pandemia da Covid-19, neste ano as audiências públicas para a discussão dos rumos do orçamento ocorrem de forma virtual. Além das audiências Geral e Temáticas (SP Mais Justa e Inclusiva; SP Mais Ágil + SP Mais Segura e Bem Cuidada; e SP Eficiente + SP Global e Sustentável + SP Inovadora e Criativa), cada subprefeitura realiza sua plenária de forma individual.

Na Zona Sul, a maioria das audiências em cada Subprefeitura já aconteceram. Ainda resta as audiências públicas das Subprefeituras do Campo Limpo e M’Boi Mirim, que acontecem na próxima quinta-feira (22), a partir das 19h30.

No dia 24 de abril, acontece as audiências públicas temáticas:

  • SP Mais Justa e Inclusiva – das 10h às 12h30
  • SP Mais Ágil + SP Mais Segura e Bem Cuidada – das 14h às 16h30
  • SP Eficiente + SP Global e Sustentável + SP Inovadora e Criativa – das 17h às 19h30

Para participar, basta entrar no site: http://participemais.prefeitura.sp.gov.br/audiencias


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.