Sala de situação funciona na sede da Coordenação de Pronto Atendimento Social, inaugurada na quarta-feira (27) pelo prefeito Ricardo Nunes
O prefeito Ricardo Nunes inaugurou na manhã de quarta-feira (27) a sede da Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS). Com esse equipamento, a partir de agora, a cidade de São Paulo passa a ter uma central que dispõe de uma sala de situação para acompanhar o trabalho dos agentes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e o monitoramento em tempo real das vagas de acolhimento.
O novo sistema permite o acesso imediato a informações da pessoa abordada, como seu histórico na rede socioassistencial e quais os motivos para estar em situação de rua, e do território a ser feito o encaminhamento, como o número de abordagens, os encaminhamentos realizados, dados demográficos do público acolhido, entre outros.
“A gente não tinha um sistema informatizado que se comunicasse, em que a gente pudesse dar agilidade nesse atendimento. Agora temos um software onde temos todas as vagas na cidade disponíveis. Não é uma vaga exclusiva numa única modalidade”, explicou o prefeito Ricardo Nunes. De acordo com ele, com o sistema é possível identificar as vagas por perfil de necessidade, como idosos, pessoas com deficiência, homens trans ou família. “Antes isso era feito por telefone e os agentes abordavam com planilha. Agora tem o tablet com esse software, onde esse dado é colocado georreferenciado e o sistema define as possibilidades de vagas”, destacou.
De acordo com o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr., além da agilidade no atendimento, o novo serviço oferece uma maior qualidade das informações dessa população. “Os dados são georreferenciados e apontam onde estão as pessoas, onde devem ser abordadas, que tipo de pessoas, se têm pets, se são idosos, se são mulheres, se são casais, para que a gente possa determinar quais as melhores políticas públicas para o acolhimento e fazer com que os recursos sejam melhor empregados”, afirmou.
O local tem também três salas para auxílio às equipes de SEAS, que vão utilizá-las para atividades do pronto atendimento a calamidades, e para a equipe de monitoramento da Central de Vagas. O prédio dispõe também de auditório para capacitação dos funcionários do próprio serviço.
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