Metrô assina contrato para conclusão das obras da Linha 17-Ouro

0
1536

As obras estavam paradas desde outubro de 2019 por divergências entre as construtoras que participaram da licitação. A Linha 17-Ouro liga o aeroporto de Congonhas à estação Morumbi, da CPTM, conectando-se a rede de metrô na estação Campo Belo (Linha 5-Lilás)


Após meses de processos judiciais, as obras da Linha 17-Ouro devem ser reiniciadas. O Governo de São Paulo assinou, na última segunda-feira (13), o contrato para retomada das obras das estações Aeroporto de Congonhas, Jardim Aeroporto, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro e Chucri Zaidan, além do Pátio Água Espraiada.

As obras estavam paradas desde outubro de 2019, quando a construtora Coesa Engenharia entrou com um mandado de segurança na Justiça pedindo que a Constran, a empresa responsável pela continuação das obras, não as executasse. A justificativa era que a Constran não tinha enviado todos os dados necessários, como o registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

O processo, então, foi liberado pela 6ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo. “Os trabalhos serão feitos pela Constran e o Metrô vai discutir com a empresa o cronograma dos trabalhos. A empresa venceu a licitação ao apresentar a melhor proposta, com o valor de R$ 494,8 milhões. Anteriormente, a construção da via era de responsabilidade do Consórcio Monotrilho Integração (CMI), cujo acordo foi rescindido unilateralmente pelo Metrô após constantes atrasos e redução no ritmo das obras. Os problemas também levaram a aplicação de multas pelo Metrô no valor de R$ 88 milhões”, informou o Governo de SP.

Nas redes sociais, o governador João Doria (PSDB) informou que até 2022 será entregue o trecho prioritário da linha, ou seja, as estações. “Com o início deste contrato, concluiremos o trecho prioritário da linha que liga o Aeroporto de Congonhas com a Estação Morumbi da Linha-9 Esmeralda da CPTM até 2022. A licitação dos trens está em fase final e os demais serviços para implantação da linha continuam”.

O Metrô iniciou as obras em 2011 e, até agora, cerca de 86% das atividades foram executadas. Ainda estão em fase final de licitação a fabricação e fornecimento de trens e sistema de sinalização. A Linha 17-Ouro terá 7,7 km de extensão, ligando o aeroporto de Congonhas à estação Morumbi, da CPTM, conectando-se a rede de metrô na estação Campo Belo (Linha 5-Lilás).


FALE COM A REDAÇÃO
Sugestões de pauta, envie email para: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.