
Planejamento detalhado torna marcenaria um recurso estratégico nos projetos residenciais
A marcenaria deixou um dos itens da lista para assumir protagonismo nos projetos de interiores. Em apartamentos mais espaçosos ou nas versões compactas ou studios, mobiliário planejado organiza o espaço, garante funcionalidade e ainda imprime identidade ao ambiente.
Para a arquiteta Natália de Souza, do escritório ResiliArt Arquitetura, cada projeto começa com um diagnóstico detalhado, que envolve o levantamento das características do imóvel. Só então o layout inicial é desenvolvido, incluindo a marcenaria, que considera proporções e características do espaço.
Natália afirma que é impossível não visualizar o potencial da marcenaria sob medida diante de metragens reduzidas. “Mas isso só acontece quando sabemos encaixar ideias multifuncionais que se adaptam ao layout e ao dia a dia dos moradores”, constata.
A disposição de mais locais para guardar itens, painéis que disfarçam portas, bancadas que se transformam em mesas de jantar e nichos versáteis exemplificam algumas das ideias que tornam os imóveis pequenos mais leves e organizados.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br