Autoridades de cidade fluminense estiveram em São Paulo para acertar detalhes da homenagem
O MaiFest é um festival multicultural que acontece no bairro do Brooklin. Neste ano, o evento terá sua 24ª edição com o tema “Eine magische Zeit”, (em tradução para o português, Um tempo mágico).
O festival é organizado anualmente pela Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin (AEMB), e durante o final de semana de realização, ocupa as ruas do bairro levando cultura, gastronomia, entretenimento, lazer, diversão e compras de artigos artesanais de diversas partes do Brasil e do mundo.
O festejo também se faz uma oportunidade para homenagear culturas, cidades, países, personalidades e instituições de destaque. Na edição de 2025, o Maifest tem como destaque a cultura alemã e faz homenagem ao escritor alemão Thomas Mann, que foi Prêmio Nobel de 1929 e era filho de Julia da Silva-Bruhns, uma brasileira de Paraty, Rio de Janeiro, que viveu no Brasil até os sete anos. Com esse tributo, a festa integra a agenda internacional dos 150 anos do Thomas Mann.
Além do escritor, há outros celebrados que também irão ser homenageados. São o maestro Júlio Medaglia de 87 anos, a TV Cultura São Paulo pelos seus 56 anos, o programa Prelúdio da TV Cultura que completa 20 anos, o restaurante do Brooklin, Zur Alten Mühle, pelos seus 45 anos e o grande destaque que será da cidade de Nova Friburgo no Rio de Janeiro.
O município fluminense está localizado na Serra Verde Imperial e é conhecida como a “Suíça Brasileira”. Suas atividades econômicas se baseiam na indústria metalúrgica, moda íntima, olericultura, caprinocultura e turismo. A cidade recebeu um grande contingente de imigrantes europeus e hoje se destaca pela sua história.
“Nova Friburgo tem uma história importante no Brasil, com uma colonização planejada com 100 famílias de imigrantes suíços em 1818, vindos do Cantão de Friburgo, na Suíça. Em maio de 1818 chegaram 343 alemães, de religião luterana, sendo a primeira comunidade luterana do Brasil. Em 2025, completará 207 anos da imigração e por isso a cidade foi escolhida”, conta Luiz Delfino Cardia, curador do MaiFest.
Para acertar os detalhes da festa e de como será a homenagem, o vice-prefeito de Nova Friburgo, Rodrigo Ascoly, junto do Secretário de Cultura, Daniel Figueira de Assis, vieram até a capital paulista para reuniões com os organizadores.
Em um almoço com a imprensa local no restaurante Zur Alten Mühle, as autoridades friburguenses conversaram sobre sua cidade natal, destacando a economia e turismo, comentaram sobre os preparativos do MaiFest e a satisfação com a homenagem. “Ser homenageado sempre é motivo de muito orgulho, ainda mais por conta das características da festa, é um reconhecimento de toda a nossa história. Quem for ao festival, vai ver que Nova Friburgo é uma cidade linda, maravilhosa. Eu falo que é a cidade mais linda do Brasil. É a segunda cidade mais segura do estado do Rio de Janeiro e queremos que o povo paulista vá lá nos visitar, conhecer e ter um período agradável”, falou Rodrigo Ascoly.
Já Daniel Figueira de Assis destacou como pretende usar essa visibilidade para apresentar a cidade serrana para os paulistanos. “Com certeza teremos muito da colônia alemã. Estamos planejando trazer algumas bandas e hoje conversamos e alinhamos tudo para isso. Acredito que será algo bem legal”, acrescentou o secretário.
Para o presidente da AEMB, Carlos Heinz Heying, a festa tem tudo para ser um grande sucesso e proporcionar aos visitantes um momento de lazer e conhecimento. “Eu tenho certeza absoluta que vai ser um evento muito bom. Estamos contando com uma média de umas 100 mil pessoas no evento. O pessoal está aguardando a festa, e terá bastante música, dança, muita informação, cultura, brincadeiras para as crianças, uma festa ideal para família”, contou.
Em mais uma edição, o MaiFest contará com o apoio do CETRASA (Centro de Tradições de Santo Amaro), que ficará com a parte de história da migração na festa. “O CETRASA é uma entidade que procura resgatar a história de Santo Amaro, especialmente dos alemães, porque na verdade quem começou com tudo foram eles. Fomos convidados para que falássemos sobre a história dos alemães. Esse ano voltamos ao festival para continuar esse projeto de contar a história e passar adiante para os mais jovens”, finalizou José Carlos Bruno, presidente do CETRASA.
O MaiFest irá acontecer nos dias 17 e 18 de maio, das 10h às 22h, no quadrilátero das ruas Joaquim Nabuco, Princesa Isabel, Barão do Triunfo e Bernardino de Campos.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br