Mãe: o desafio de conciliar a rotina com alimentação balanceada

0
20
Crédito: Freepik

Nutricionista dá dicas para facilitar o dia a dia de quem se desdobra em cuidados com filhos, casa e trabalho

Na rotina agitada, entre trabalho, cuidado com filhos e tarefas de casa, encontrar tempo e disposição para o autocuidado e preparar refeições balanceadas se torna um verdadeiro desafio para as mães. Conciliar as responsabilidades diárias com a necessidade de manter uma alimentação saudável nem sempre é fácil. No entanto, a nutricionista do Oba Hortifruti, Thamires Lima, alerta que é fundamental que as mulheres se atentem à importância de uma dieta equilibrada. “Isso é essencial para garantir energia necessária para sua saúde e, consequentemente, para a saúde de quem ela cuida”.

Por isso, a nutricionista dá 4 dicas para facilitar a rotina:

Planejamento: Reserve uma hora do final de semana para fazer um pré-preparo de alimentos. Lave e corte legumes e frutas, cozinhe porções de arroz integral, feijão, ovos, carne moída ou frango desfiado, separe em potes por porções na geladeira ou congelador. Assim, durante a semana, é só montar pratos rápidos e equilibrados.

Incluir os filhos em momentos de organização: Peça para ajudarem a separar os alimentos, lavar e guardar nos potes depois de prontos. Assim você cria o hábito do cuidado na cozinha e cultiva o interesse pela alimentação saudável.

Delegue: Você não precisa fazer tudo sozinha. Se possível, divida as tarefas com o companheiro, familiares ou até contrate alguém para isso.

Autocuidado: Tomar um café tranquila, reservar 40 minutos para a prática de uma atividade física sozinha, tomar um banho relaxante, são atitudes que garantem um bem-estar imediato.

Para ajudar na organização das refeições, Thamires sugere um cardápio prático e equilibrado para a semana:

Café da manhã

Ovos mexidos + uma fatia de pão integral ou vitamina de banana, aveia, leite ou bebida vegetal e pasta de amendoim integral.

Lanche da manhã

Uma fruta

Almoço

Legumes cozidos (abobrinha, cenoura, chuchu, beterraba) e salada variada (alface, rúcula, tomate). Filé grelhado de frango, peixe ou carne. Arroz integral e feijão.

Lanche da tarde

Iogurte natural com uma colher de sobremesa de mel e duas colheres de sopa rasa de granola ou sanduíche natural com pão integral e patê de frango ou atum.

Jantar

Sopa de legumes com frango desfiado ou Crepioca (um ovo + uma colher de sopa de goma de tapioca + pitada de sal e orégano a gosto) recheada com carne moída ou frango desfiado.

Ceia

Chá calmante de camomila + um quadradinho de chocolate 70% cacau ou uma fruta.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.