Mostra apresenta mais de 80 trabalhos recentes do artista
A partir deste final de semana, o Museu de Arte Contemporânea da USP apresenta a exposição Rastro dos Restos, do artista Ricardo Ribenboim, reunindo mais de 80 obras de produções recentes.
O artista evidencia seu procedimento de trabalho a partir da ação do tempo sobre ideias e materiais que recolhe, observa, avalia os significados e então utiliza na construção de suas obras.
Em seus materiais, encontra-se cacos, gravetos, retalhos, troncos calcinados, raízes do mangue, metais fundidos, chapas enferrujadas, giz de cera, onde tudo funciona como peças de um jogo onde o primeiro movimento no tabuleiro é dado por um desses elementos.
A admiração de Ribenboim por artistas brasileiros, como José Resende, Frans Krajcberg e Waltércio Caldas pode ser vista nas esculturas em metal e madeira chamadas pelo artista de Riscos no Espaço; ou por Mira Schendel e Willys de Castro nos objetos de parede em Miradas.
A mostra, dividido em quatro séries, possibilita diferentes pensamentos sob um mesmo olhar. A série ‘In Memorian’ de pinturas sobre a lona e folha de ouro faz uma reflexão política e ideológica.
Sobre o artista
Ricardo Ribenboim foi aluno de Evandro Carlos Jardim e da Escola Brasil, sob a orientação de José Resende e Carlos Fajardo. Em 1974, participou da Bienal de São Paulo e trabalhou como designer gráfico até 1990. Nos anos 1980, criou o Museu Brasileiro do Papel, posteriormente incorporado ao MAC USP. Foi diretor do Paço das Artes e do Itaú Cultura, sendo responsável pela criação dos Eixos Curatoriais, das Enciclopédias em meio digital e do Programa Rumos – que considera uma de suas grandes obras.
Rastro dos Restos – Ricardo Ribenboim; Curadoria: Rachel Vallego; Abertura: 28 de outubro, sábado, às 11; Período expositivo: 28 de outubro a 10 de março de 2024; Local: Museu de Arte Contemporânea da USP; Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera; Horários: terça a domingo, das 10h às 21h; Entrada gratuita.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br