Linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô recebem nesta terça (24) cartas de apoio por voluntários do Projeto Help

0
455

Iniciativa tem por objetivo oferecer assistência a pessoas que apresentam quadros depressivos e ansiosos; pandemia colaborou para crescimento de casos


Diversas cartas, com mensagens de apoio e acolhimento – muitas escritas à mão – estão disponibilizadas ao público nesta terça (24), nos nichos de leitura das estações Butantã, Paulista e República (Linha 4-Amarela) e Giovanni Gronchi, Adolfo Pinheiro e Eucaliptos (Linha 5-Lilás). As mensagens podem ser retiradas entre 10h e 16h.

A ação, realizada em parceria com a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, respectivamente, tem por objetivo dar assistência a pessoas que se encontram abaladas psicologicamente, situação que se intensificou com a pandemia.

Carlos Eduardo Alves, o Cadu, coordenador do Help – criado há mais de 10 anos por integrantes da Força Jovem Universal – avalia que o contexto pede atenção especial, por isso o projeto tem se repetido nas linhas de metrô. Na próxima semana, dia 31, além da entrega das cartas será oferecida, na Estação Adolfo Pinheiro (Linha 5 – Lilás), a possibilidade de atendimento no Cantinho do Desabafo, um local para uma conversa reservada.

Nas mensagens distribuídas também consta o telefone (11) 4200-0034, para quem precisar conversar com um voluntário. Cadu explica que a proposta do grupo é ouvir as pessoas sem julgá-las, motivando-as a encontrar saídas para o que as aflige. Para integrar o projeto, os voluntários passam por um treinamento com especialistas da área da saúde mental. Paralelamente a essa ação, os passageiros encontram, nos nichos de leitura das 27 estações das linhas, livretos contendo informações científicas sobre depressão e saúde mental.

Em um momento como este que estamos vivendo, o apoio a quem está enfrentando dificuldades emocionais é essencial e, de fato, pode transformar vidas, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro e da ViaMobilidade.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.